Como deve saber, os recentes Intel Core 11000 não estão a fazer grande sucesso no mercado, primeiramente porque a AMD tem uma oferta mais apelativa no grande esquema das coisas, mas também porque a Intel vai ter um lançamento de processadores bastante mais interessante na segunda metade do ano.
Estamos obviamente a falar dos Intel Core 12000, que além de uma arquitetura completamente nova (já nos 10nm!), vão ser baseados num design big.LITTLE, ao mesmo tempo que trazem suporte à nova memória RAM DDR5, bem como ao novo standard de PCIe 5.0.
Já temos um gostinho dos novos CPUs Intel com memória RAM DDR5
O que é um design big.LITTLE?
É algo que já podemos encontrar no mundo dos smartphones, em que num único chip, podemos encontrar tipos diferentes de núcleos de processamento. Normalmente divididos em clusters. A ideia é utilizar os núcleos corretos para cada tarefa, de forma a melhorar significativamente a eficiência do chio. Existindo sempre a possibilidade de utilizar todos os cores para tarefas mais pesadas.
Curiosamente, hoje tivemos um novo ‘leak’, onde podemos encontrar um destes processadores! Num sistema composto por uma RTX 3080 e ainda memória RAM DDR5 a 4800MHz. Aliás, este mesmo sistema correu DOTA 2, conseguindo uma média de 120 FPS, mas isto significa pouco, visto que não fazemos ideia das definições gráficas escolhidas para o teste. (O CPU Intel Alder Lake-S ficou pelos 2.2 GHz de frequência, sem boost à vista.)
Em suma, em termos de performance, isto não nos diz nada a não ser uma coisa… Eles já funcionam, e já são capazes de correr jogos! Agora falta perceber qual é o aumento de performance relativamente ao que a AMD tem no mercado, e claro, relativamente ao último lançamento da própria Intel.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!