A Galax parece ser a primeira fabricante a lançar a nova fornada de placas gráficas com o novo limitador de hash rate no mundo GeForce RTX 30 da NVIDIA. Em suma, são placas gráficas que têm a sua performance de mining (Ethereum) cortada para metade, tal como a RTX 3060 lançada há alguns meses atrás.
Primeiras RTX 3070 e RTX 3080 ‘nerfadas’ estão a chegar!
Portanto, as novas placas gráficas com o limitador anti-mining são em tudo idênticas às suas antigas versões! Desde a sua performance em jogo até ao seu design interior e design exterior. No entanto, mesmo sem qualquer diferença em casos de usos ‘normais’, a NVIDIA pediu às parceiras que arranjassem uma estratégia para diferenciar as novas placas dos primeiros modelos. Curiosamente, o denominação LHR (Lite Hash Rate) parece estar a usada internamente, mas ainda não sabemos bem como é que cada fabricante irá diferenciar as novas revisões.
No caso da Galax, foi utilizada a terminação “FG” ao modelo. Se significa algo ou se são duas letras sem qualquer significado, não fazemos ideia. Entretanto, isto também significa que estes produtos irão ter uma página própria, bem como documentação própria. Ou seja, apesar de serem placas iguaizinhas, têm de ser tratadas como componentes diferentes.
Em suma, no mining, a GeForce RTX 3080 Black General FG vai oferecer uma performance no algoritmo Ethereum de apenas 43 MH/s. Isto enquanto o modelo RTX 3070 fica pelos 25MH/s.
Curiosamente, parece que a RTX 3090 não irá ter este tratamento, por ser demasiado cara, e por isso, longe das posses dos utilizador comum. Basicamente, se tem dinheiro para gastar, pode fazer o que bem entender com a placa, o que inclui minar.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!