A Xiaomi aproveitou o lançamento de ontem para lançar muita coisinha nova para o seu ecossistema, mas como é normal, o destaque vai sempre para os novos smartphones Android, desta vez topos de gama, pertencentes à “T Series”.
O que é a T Series? Até aqui, era uma espécie de gama Galaxy FE, mas no Universo da Samsung, mais focada na qualidade/preço. Mas em 2022, as coisas já não são bem assim! Afinal, se o Xiaomi 11T Pro de 2021 era um topo de gama de pleno direito, o Xiaomi 12T Pro é um fora de série.
A Xiaomi sabe o que está a fazer, e lançou um desafio muito interessante para o mercado mobile neste final de ano. Afinal de contas, enquanto tudo encarece, a Xiaomi acabou de lançar um smartphone topo de gama equipado com um SoC Snapdragon 8+ Gen1, 12GB de RAM, carregamento rápido de 120W, e um sensor principal de 200MP, a 849€, que no “pacote”, vem com a oferta de um tablet de 329€.
Parece incrível! Mas… É mesmo?
(Primeiras Impressões) Xiaomi 12T e 12T Pro: O que achou?
A Xiaomi decidiu lançar dois novos telemóveis, que apesar de muito diferentes, na verdade, também são muito similares. Afinal de contas, em termos de design, tamanho, acabamentos, ou até o peso, a diferença é pouca ou nenhuma.
Curiosamente, até o ecrã e a bateria são componentes partilhados entre os dois modelos! Mas existem diferenças internas. Afinal, o Pro conta com um Qualcomm Snapdragon 8+ Gen1, enquanto o Xiaomi 12T Normal fica pelo MediaTek 8100 Ultra. Além disto, enquanto o Xiaomi 12T tem um módulo de câmeras muito similar ao 11T do ano passado, o Xiaomi 12T Pro impressiona ao apostar num sensor de 200MP.
Um sensor muito parecido aquele que a Samsung deverá implementar no seu próximo super topo de gama, o Galaxy S23 Ultra.
O que significa tudo isto?
A Xiaomi consegue lançar dois smartphones extremamente interessantes, para a gama média/alta, e claro, para a gama alta. Aparelhos que aparecem agora a remar contra a maré dos preços.
Afinal de contas, com o dinheiro de um iPhone 14 Pro Max, já compra dois novos Xiaomi 12T Pro. Ao mesmo tempo, este novo T Pro da Xiaomi também é quase 500 euros mais barato que grandes parte dos seus rivais diretos no mundo Android, como é o caso do Find X5 Pro, do Galaxy S22 Ultra, ou claro, do espetacular Vivo X80 Pro que tivemos a oportunidade de testar.
Aliás, já que falámos no Find X5 Pro da Oppo, vamos também falar da recentemente lançada gama de smartphones Oppo Reno 8, que diga-se de passagem, é a gama ‘T’ da rival da Xiaomi.
É que caso não tenha percebido, a Xiaomi deu um “banho de bola” ao recente lançamento da Oppo, ao lançar o seu Xiaomi 12T Pro, ao mesmo preço do Reno 8 Pro, mas com especificações muito superiores.
Na realidade, o Xiaomi 12T normal, é o rival direito ao Pro da Oppo, ao utilizar o mesmo exato processador, e ao mesmo tempo, uma qualidade de construção vastamente superior.
Conclusão
Sim, a Xiaomi encareceu um pouco a sua gama T Series, mas também aumentou, e bem, o nível de performance, em todos os campos, dos seus novos aparelhos. Se vale a pena? Temos de esperar para o testar! Está para breve.