(Primeiras Impressões) Vivo X80 Pro: Um topo de gama incrível!

Mini Análise Vivo X80 Pro – A equipa Leak.pt teve a oportunidade de ir ao lançamento Europeu do novo topo de gama da Vivo, o X80 Pro, em Berlim. Um aparelho que obviamente é uma parte importante da estratégia da gigante Chinesa na Europa, e na verdade, até vai ser o seu primeiro topo de gama, realmente digno desse nome, a entrar no nosso velhinho mercado português.

Por isso, as coisas tinham obviamente de ser bem feitas!

Antes de mais nada, o evento em si, no Zeiss Grossplanetarium, foi logo um bom sinal daquilo que a marca estava a tentar lançar e alcançar.

Onde vimos uma Vivo a conseguir trazer para cima da mesa um misto de experiências simplesmente fantásticas. Onde não só tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais acerca da Zeiss, como também de perceber qual é o grande objetivo da parceria Vivo + Zeiss, e claro, que desenvolvimentos já estão a ser implementados nos mais recentes aparelhos da marca.

Exemplo da forma como a luz entra em uma das câmeras do seu smartphone

Tudo isto significa, que dentro do recinto, passámos por várias áreas pensadas única e exclusivamente para explorar as capacidades do Vivo X80 Pro! Metendo imediatamente o curioso módulo de câmeras, em desafios interessantes, onde conseguiu sempre, ou pelo menos quase sempre, impressionar com uma captura de imagens capazes de cortar a respiração.

Mas como o sucesso no mundo dos smartphones não vem só do módulo responsável pela fotografia, é preciso salientar que, no geral, como smartphone, o Vivo X80 Pro tem um potencial tremendo, com um único senão… O seu preço!

Vamos por partes?

(Primeiras Impressões) Vivo X80 Pro: Um topo de gama incrível!

X80 Pro, Vivo

Portanto, apesar de ainda ser uma perfeita desconhecida no mercado Português, a nível mundial, a Vivo é uma fabricante de smartphones que tem ganho fama pela sua performance no mundo da fotografia. Um percurso, curiosamente, muito parecido ao da velha Huawei, que em vez da Zeiss, contava com a Leica, como parceira estratégica no mundo da captura de imagem.

Por isso, acaba por ser quase poético, ver que o primeiro smartphone topo de gama da marca, a chegar a Portugal, seja o X80 Pro! Um aparelho que aposta tudo o que tem na fotografia e videografia, e que vem no seguimento de uma autêntica besta neste campo, o Vivo X70 Pro+.

Mas como disse em cima, isto é um smartphone, e não uma câmera fotográfica!

Design

Antes de mais nada, o Vivo X80 Pro, na traseira, é um smartphone extremamente bem conseguido, que primeiro vai estranhar, mas que rapidamente vai entranhar, bem ao estilo da velha Coca-Cola.

O contraste do acabamento espelhado do módulo de câmeras, com a restante traseira fosca e super suave, sempre pareceu algo um pouco estranho nas fotos, mas ao vivo (:P), rapidamente me senti conquistado.

Afinal de contas, é cada vez mais inegável que o mundo dos smartphones Android tem um problema… Os aparelhos são quase todos iguais!

Por isso, é com algum agrado que podemos dizer que a Vivo tentou dar o seu toque, e que até se portou bem neste campo.

É óbvio que não estamos a falar de uma revolução no design daquilo que é um smartphone de gama alta. Mas, ainda assim, a fabricante foi capaz de criar algo um pouco diferente, no meio de um ecossistema completamente saturado de modelos, que infelizmente, são quase sempre muito parecidos ao vizinho do lado.

Dito tudo isto, esquecendo a traseira, que como já deve ter percebido, tem alguma personalidade, na frente, o Vivo X80 Pro é exatamente igual a tantos outros smartphones Android.

Isto, ao ser equipado com um ecrã OLED LTPO Curvo de 6.78”, e uma câmera frontal bem no meio da parte de cima do mesmo, que nem uma pintinha na testa. Mas… Isto não é necessariamente mau! Tal é a qualidade do painel AMOLED que encontramos neste aparelho.

X80 Pro, Vivo

Entretanto, no campo das dimensões e peso, temos uma grossura de 9.1mm, e um peso de 219g. Ou seja, não é o aparelho mais leve, ou mais fino do mercado, mas graças aos seus cantos arredondados, é quase sempre muito confortável nas mãos.

Muito resumidamente, o telemóvel é bonito, é chamativo, e tem acabamentos que vão ser do agrado da grande maioria dos consumidores mais entusiastas. (Mas, mesmo tendo em conta a certificação IP68, é boa ideia usar uma capa, porque ele gosta de escorregar! PS: Existe uma na caixa.)

Ecrã

Como dissemos em cima, o Vivo X80 Pro vem equipado com um ecrã OLED LTPO QHD+ de 6.78”, por sua vez capaz de chegar aos 120Hz. É um ecrã E5, produzido nas linhas da Samsung, e por isso mesmo, é um dos melhores ecrãs que poderá encontrar num smartphone.

Afinal de contas, temos uma resolução máxima de 1440*3200 (QHD+), e claro, temos como base um painel LTPO 3.0. Ou seja, o smartphone é capaz de andar entre os 1Hz e os 120Hz, para ajudar um pouco o campo da eficiência energética.

Mas o mais incrível deste ecrã, nem está nestas especificações… Está no sensor de impressão digital ultrassónico escondido debaixo do painel OLED de produção Samsung!

Consegue imaginar usar duas impressões digitais, ao mesmo tempo, para entrar em apps mais ‘sensíveis’? Aqui é possível! Mas falaremos mais disto na análise detalhada.

Performance e Bateria

X80 Pro, Vivo

O Vivo X80 Pro é baseado no SoC Qualcomm Snapdragon 8 Gen1, o que o mete imediatamente ao mesmo nível do Xiaomi 12 Pro, e do Oppo Find X5 Pro. É algo que também o mete um pouco acima do Samsung Galaxy S22 Ultra, aquele que parece ser o smartphone mais popular, na gama alta Android, em 2022, que claro está, é baseado no afamado Exynos 2200.

Ainda não tivemos muito tempo com o telemóvel na mão (~24 horas), mas uma coisa é certa, em termos de performance, estamos realmente muito bem servidos com o Vivo X80 Pro. É rápido e fluido a fazer… Bem… Tudo.

Entretanto, se está preocupado com a autonomia, neste campo, temos uma célula de “apenas” 4700mAh. No entanto, temos acesso a carregamento rápido de 80W com fio, e 50W sem fio.

Isto significa que consegue ir dos 0% aos 100%, em apenas 30 minutos, com o carregador incluído na caixa.

Fotografia

X80 Pro, Vivo

Este é o campo onde o X80 Pro mais se destaca! Tanto no módulo traseiro, como na câmera frontal. Ou seja, de forma muito resumida, a Vivo não está mesmo para brincadeiras no mundo da fotografia mobile.

Temos assim uma lente principal de 50MP (ISOCELL GNV), suportada por uma lente secundária Ultrawide de 48MP, uma outra lente de 12MP telefoto (Com estabilização do tipo gimbal), e ainda uma lente de 8MP periscópica 5X.

Um módulo, que além de tudo isto, conta ainda com a ajuda do sensor de imagem V1+. É um sistema que faz justiça à reputação da fabricante no mundo da fotografia mobile.

Afinal, caso não saiba, o antecessor deste Vivo X80 Pro, o X70 Pro+, dominou a tabela do DxoMark durante algum tempo, e pelos vistos, o novo modelo está agora pronto a saltar para a primeira posição da tabela de 2022.

Mas como uma imagem vale mais do que 1000 palavras, veja estas fotografias:

Preço, Disponibilidade e Conclusão

O Vivo X80 Pro é obviamente um smartphone impressionante, com um potencial de sucesso tremendo. Mas, tem um grande defeito… O preço!

Em Portugal, este vai ser de 1299€. Ou seja, um preço superior a qualquer um dos seus rivais diretos (S22 Ultra, Xiaomi 12 Pro, ou Oppo Find X5 Pro). Que já estão nas prateleiras há mais ou menos 6 meses, e por isso mesmo… Já estão um pouco abaixo do seu preço recomendado de lançamento.

Quanto à disponibilidade, infelizmente, ainda não existe uma data de lançamento do telemóvel para o nosso mercado. Mas está para breve.

 

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também