O Android 12 é cada vez mais uma realidade no mundo dos smartphones potenciados pelo ecossistema da Google, especialmente agora, que o Pixel 6 foi lançado.
No entanto, como é normal, ao contrário do que acontece no lado da Apple, em que a versão mais recente do Sistema Operativo sai ao mesmo tempo, para todos, aqui vamos ter de esperar pelo trabalho de cada fabricante.
Um processo que dependendo da fabricante, e claro, do smartphone que tem no bolso. É algo que pode demorar entre algumas semanas, a um ano. Aliás, até pode nem acontecer, se a fabricante do seu smartphone for ‘má’ no campo das atualizações.
Pois bem, é aqui que a Oppo, a gigante Chinesa que anda a apostar forte e feio no mercado Europeu, quer ser diferente das suas rivais! Como? Ao abraçar o Android 12 com todas as suas forças, antes de todos os outros. Sendo exatamente por isso, que nós na Leak.pt, fomos desafiados a testar o Color OS 12, antes da data de lançamento oficial na Europa.
Vamos perceber o que temos de novo, e como está a implementação da Oppo?
(Primeiras impressões) Oppo Color OS 12: Olá Android 12!
Portanto, a Oppo conseguiu criar no Color OS 12, baseado no Sistema Operativo Android, uma skin capaz de juntar o melhor daquilo que o Color OS sempre quis oferecer, com o melhor que o novo Android 12 trouxe para cima da mesa.
Como fizemos o teste?
Pois bem, a Oppo Portugal enviou-nos um exemplar do Find X3 Pro, com a capacidade de ser atualizado para o Color OS 12. De forma a termos noção do que está a acontecer, e o que vai realmente mudar. Conclusão? Muito potencial! Sim, ainda temos alguns bugs a resolver, mas uma coisa é certa, a fabricante está num bom caminho, e está percorre-lo de forma bastante rápida.
A aparência
A Oppo quer uma experiência bonita e fluida, por isso, se por acaso já teve um smartphone dentro do mundo da marca, vai sentir-se imediatamente em casa.
Dito isto, temos várias pequenas melhorias, que todas juntas, tornam a experiência muito mais agradável, especialmente no campo das cores utilizadas, e colocação do texto em todos os menus. Parece algo simples, que deveria ser a base de qualquer sistema operativo, mas no mundo Android, nem sempre é este o caso.
O que mudou nas cores? Bem, como estamos a falar do Android 12, o Color OS baseia o seu esquema de cores a partir do papel de parede que escolher para o ecrã pincipal. Além disto, temos também packs com ícones material design, entre outros toques, que metem a interface da Oppo mais alinhada com aquilo que a Google quer para o sistema operativo mais popular do mundo mobile.
Novas funcionalidades?
Entretanto, no campo da adição de funcionalidades, é agora possível continuar a ouvir o som de várias aplicações, mesmo que tenha o ecrã desligado. O que pode ser extremamente interessante se por acaso gosta de ver documentários na Netflix, ou noutros serviços de streaming.
Além disto, temos também um novo e renovado foco na privacidade, um dos grandes objetivos da Google com esta nova versão do Android!
Assim, temos agora um painel apenas e só para o controlo do que se passa dentro do seu smartphone, de forma a descobrir que dados são acedidos, como é isso feito, e claro, o que poderá fazer para limitar ou mesmo proibir esse acesso.
Aliás, agora até temos a implementação de algo que a Apple trouxe para o iPhone há algum tempo, com indicadores visuais sempre que a câmera frontal e o microfone forem acedidos por alguma aplicação.
Na parte da bateria, também temos alguns toques, de forma a simplificar a interface, e assim ter acesso a tudo o que realmente interessa, como o modo de poupança de bateria, e claro, o modo de desempenho.
Em suma, o Color OS 12 conta com todas as funcionalidades de segurança que a Google prometeu, tem mais alguns extras, e inclui todos os extras no próprio gestor da marca, que podemos encontrar em qualquer um dos seus aparelhos móveis.
Uso no dia-a-dia!
O Android 12 traz melhorias na performance! Mas como é claro, aqui, a Oppo também teve de dar o seu ‘toque’. Assim, com o Color OS 12, o uso de memória cai em 30%, com o consumo de energia a descer também em 20%.
Obviamente que testar este aumento de performance é um pouco complicado naquele que é para mim o melhor topo de gama Android de 2021, que por si só, já traz 12GB de memória RAM e um SoC Snapdragon 888. Mas é notório que o telemóvel se sente agora um pouco mais ‘snappy’, e um pouco mais poupado no consumo, especialmente se for como eu, e adora ter o modo de desempenho sempre ligado.
Mudou assim tanto?
Não, o Android 12 é obviamente uma melhoria. Mas depois de anos de muitas críticas (e quase sempre bem dadas), a Oppo quer ir devagar. Ao oferecer uma atualização que não revoluciona, de maneira nenhuma, o uso dos seus smartphones.
Em vez disso, melhora tudo, ou quase tudo, de forma que pode passar ao lado, mas está lá, para aperfeiçoar o uso no dia-a-dia.
Mas calma! É que no futuro, vamos ter muitas mais adições interessantes como o PC Connect (muito similar ao Huawei Multiscreen), que vai permitir ter acesso a tudo no seu smartphone, e até fazer chamadas a partir do seu PC. Integração do Google Discover, para meter o SO mais em linha com o ecossistema Google. Lançamento dos Avatars Omoji, que não são mais que uma alternativa aos Memoji, etc…
Lançamento? Quando é que o Color OS 12 vai ficar disponível para todos?
A versão final da atualização vai chegar primeiro ao Find X3 Pro em Dezembro. Com as gamas Reno e A-Series logo atrás, ao receber as suas atualizações algures no início de 2022.
As gamas médias e baixas deverão receber a atualização na segunda metade do próximo ano.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!