Muitas pessoas procuram a solução mágica, dieta ou exercício físico que as ajudará a viver mais tempo e a prevenir doenças. Uma das bases do envelhecimento saudável é uma dieta rica em nutrientes, composta por frutas, legumes, cereais integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis. No entanto, à medida que as pessoas envelhecem, pode tornar-se mais difícil para elas obter vitaminas, minerais e outros nutrientes para manter a sua saúde. No entanto há um mineral que previne ataques cardíacos e demência!
O magnésio desempenha um papel em mais de 300 funções no corpo, incluindo a regulação do ritmo cardíaco, o fortalecimento dos ossos e o apoio aos nervos e músculos. Os homens adultos precisam de pelo menos 400 miligramas de magnésio por dia, e as mulheres precisam de pelo menos 310 miligramas. O magnésio é particularmente importante para os adultos mais velhos para reduzir o seu risco de diabetes tipo 2 e fracturas ósseas devido à osteoporose. O magnésio pode também prevenir ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais e declínio cognitivo.
O papel do magnésio na saúde cardíaca e cognitiva
Uma doença crónica que pode levar a doenças cardíacas é a tensão arterial elevada. Assim com o tempo, a pressão arterial elevada reduz o fornecimento de sangue aos órgãos e pode levar a ataques cardíacos e derrames. A revisão de 2021 na revista Nutrients salientou como o magnésio apoia a saúde cardiovascular. Entretanto tal como o potássio, o magnésio ajuda a regular a tensão arterial. Níveis baixos de magnésio podem ser um fator de aterosclerose, que é uma condição em que as placas se acumulam nas artérias. Tomar um suplemento de magnésio ou aumentar a ingestão de alimentos ricos em magnésio pode ajudar o corpo a metabolizar o colesterol e reduzir o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.
O magnésio pode atravessar a barreira hemato-encefálica e preservar processos importantes para a memória e a aprendizagem. Desta forma, o magnésio apoia o desenvolvimento e a função cerebral e pode proteger o cérebro do declínio cognitivo. O magnésio reduz a inflamação no cérebro, elimina as toxinas e evita a acumulação de placas e proteínas anormais que conduzem à doença de Alzheimer. As pessoas com demência tendem a ter níveis mais baixos de magnésio nos seus sistemas.
Sinais de níveis baixos
Entretanto as pessoas com deficiência extrema de magnésio podem apresentar sinais como dormência, batimentos cardíacos anormais e cãibras musculares. Pode também ter alterações de personalidade.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!