Prepare-se para um novo Google Maps animado em tempo real!

Na era digital, os mapas fazem muito mais do que apenas mostrar-nos o caminho. Evoluíram de representações estáticas da geografia para fontes dinâmicas de informação em tempo real, guiando-nos através do trânsito, da meteorologia e muito mais. Agora as coisas vão ficar ainda muito melhores e mais reais. A propósito disto está a caminho do Google Maps uma grande transformação que o vai tornar animado em tempo real. Mas o que significa isto?

Prepare-se para um novo Google Maps animado em tempo real!

Uma patente da Google recentemente revelada graças à do parkifly.lt com o David da @xleaks7 leva esta evolução um passo mais além. Assim promete transformar a forma como visualizamos e interagimos com a informação geográfica no nosso quotidiano.

O centro desta patente reside no seu método inovador para gerar representações animadas de áreas geográficas.

Ao sobrepor objectos virtuais – tais como veículos, pessoas e efeitos ambientais – a visualizações de mapas, o sistema cria animações que reflectem as condições actuais de uma determinada área. Isto sem apresentar indivíduos ou veículos do mundo real.

Esta abordagem não só preserva a privacidade como também oferece aos utilizadores uma compreensão mais intuitiva do estado de uma área. Quer se trate do fluxo de tráfego, da dimensão de uma multidão num evento ou das condições meteorológicas.

Por exemplo, imagine que está atrasado para o seu voo e está a conduzir para o aeroporto com pressa para encontrar estacionamento.

As sobreposições animadas podem poupar tempo, fornecendo-lhe as condições de trânsito em tempo real no aeroporto e mostrando os lugares de estacionamento disponíveis nas várias áreas de estacionamento do aeroporto.

Mas afinal o que passa a ser possível com este novo sistema?

Representações virtuais: O sistema cria versões digitais de actividades e situações da vida real em determinados locais. Isto ajuda as pessoas a compreender melhor o que está a acontecer nesse local.

Adaptabilidade: As animações mudam em tempo real com base em informações actualizadas sobre o trânsito, o tempo e o número de pessoas que se encontram numa área, dando uma imagem real de como é a situação no momento.

Imagens diversificadas: As pessoas podem ver as informações em diferentes estilos, desde imagens que se assemelham à vida real até desenhos mais artísticos.

Efeitos e sons ambientais: A adição de clima virtual e ruídos de fundo faz com que as animações se pareçam mais com o mundo real, tornando a experiência mais agradável.

Múltiplas perspectivas: O sistema mostra os locais de diferentes ângulos, desde o nível do solo até uma mistura de vistas de satélite e de rua, dando uma imagem mais completa da área.

Animações orientadas para o utilizador: As pessoas podem fazer com que as animações apareçam por si próprias ou pedirem-nas. Isto torna mais fácil e mais flexível a sua orientação.

Interatividade melhorada: Esta nova tecnologia torna a utilização de mapas mais divertida e interactiva, indo além da simples deslocação de um local para outro.

Preservação da privacidade: O sistema evita a utilização de vídeos reais. Assim mantém actualizada a informação sobre os locais sem comprometer a privacidade de ninguém.

Melhoria na tomada de decisões: Com animações detalhadas e actualizadas ao minuto, as pessoas podem fazer melhores escolhas sobre onde ir e como lá chegar, ajudando-as a poupar tempo e a evitar locais movimentados.

Navegação digital melhorada

À medida que esta patente começa a influenciar as aplicações de mapas, os utilizadores podem esperar uma era de navegação digital melhorada.

Entretanto espera-se que a integração de animações dinâmicas e em tempo real no software de cartografia torne a navegação quotidiana mais intuitiva, informativa e envolvente.

Para além de nos guiarem do ponto A ao ponto B, os mapas ajudar-nos-ão a compreender em profundidade o que nos rodeia, a antecipar mudanças e a planear em conformidade.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também