A memória RAM DDR5 está mesmo a caminho! E pelos vistos, a tecnologia vai chegar ao mundo dos PCs muito antes do esperado, tudo graças aos esforços da Samsung. Afinal de contas, nem sabemos se a AMD e Intel estão preparadas para adotar este standard já no próximo ano… (Os planos da Intel para 2014 apenas mencionam memória DDR4!)
Preparados ou não, a RAM DDR5 Samsung chega já em 2021
Portanto, a Samsung vai começar a apostar na memória DDR5 nos próximos meses, com o grande objetivo de chegar à produção em massa já em 2021. A notícia chega-nos pelas mãos da própria fabricante, que acabou de anunciar o seu primeiro chip DRAM baseado na tecnologia de produção EUV, a D1X. Aqui ainda estamos a falar de chips DDR4, mas que ao tudo indica serem apenas um percursor para chegar aos tão desejados chips DDR5 EUV já no próximo ano.
O que traz a memória RAM DDR5 de novo?
Muito resumidamente, a memória RAM DDR5 vai duplicar a taxa de transferência de dados em relação aos atuais módulos de memória DDR4 que reinam no mundo do PC Gaming, ao mesmo tempo que também aumenta imensamente a eficiência energética. Por isso, com estas vantagens em mente, a RAM que chegou ao mercado em 2014, vai finalmente dar espaço para a sua sucessora chegar e reinar no seu lugar.
Curiosamente, além da duplicação da taxa de dados, o grupo que cria o standard DDR (JEDEC) também está a contar com um aumento muito significativo na densidade de cada chip de memória. Por isso, é provável que o ‘sweet spot’ de 16GB mude rapidamente para os 32GB, visto que vai ser possível meter muito mais memória no mesmo espaço físico.
Então e preço?
A memória RAM nunca esteve tão barata como agora… Dito isto, esta é uma situação que não é boa para as grandes fabricantes!
Visto que o preço baixou, porque a procura não era a suficiente, o que claro está, resultou numa queda das margens de lucro. É muito provavelmente por isso que estamos neste momento a assistir a uma grande aposta no lançamento do novo standard, para basicamente fazer um ‘reset’ no mercado, tentando levar todos os utilizadores numa autêntica corrida à nova tecnologia.
No entanto, ainda não fazemos ideia do preço da memória DDR5!
Sim, vamos ver a utilização da tecnologia EUV (Extreme Ultraviolet Lithography), que muito resumidamente permite a redução da complexidade de produção de silício. Contudo, ainda ninguém faz ideia do nível de lucratividade da brincadeira. É que a implementação deste processo de produção não é nada barato! Por isso, mesmo tendo em conta que deverá levar a uma queda nos custos, os primeiros produtos vão muito provavelmente ter de servir para pagar o investimento.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.