Normalmente quando falamos de novas funcionalidades no WhatsApp, ou se tratam de novidades para deixar as conversas mais interessantes ou então sistemas para reforçar a segurança. No entanto, a grande aposta desta plataforma será as compras, como refere o Engadget. O objetivo é tornar tudo mais simples. Dito isto, quando um utilizador envia uma mensagem para uma empresa dizendo “eu quero comprar uma guitarra”, a empresa pode devolver um link para um catálogo de produtos ou um produto especÃfico. Claro que até agora isso podia ser feito. Mas agora todo o processo de compra e adição ao carrinho é feito dentro da app. A novidade no WhatsApp pode chegar até ao Natal.
Preparado para fazer as compras de Natal no WhatsApp?
Considerando que é um sistema do WhatsApp é provável que utilize o Facebook Pay como método de pagamento. De facto, não é surpreendente que o Facebook queira expandir as funcionalidades de segurança nas suas apps. Especialmente depois desta rede social ter lançado as Facebook Shops no inÃcio do ano.
Entretanto não se sabe quando é que esta novidade vai começar a ser disponibilizada. No entanto, embora alguns apontem para o Natal, pode levar mais algum tempo. Pelo menos se tivermos em consideração o tempo que o WhatsApp levou a integrar transações na sua app.
Esta empresa lançou um programa piloto no Brasil, que permite à s pessoas enviarem dinheiro com a segurança, sem saÃrem do chat.
O WhatsApp afirma que os pagamento são seguros e é necessário um PIN ou impressão digital de seis dÃgitos antes da conclusão das transações.
Neste momento, o pagamento pelo WhatsApp é suportado pelos cartões de débito e crédito Visa e Mastercard do Banco de Brasil, Nubank e Sicredi. O WhatsApp também afirmou que está a trabalhar com a Cielo, o principal operador de pagamentos do Brasil, e criou um modelo aberto para facilitar a adesão de mais parceiros no futuro.
Quem quiser enviar ou receber dinheiro não vai ter de pagar nenhum valor extra. Isto no caso dos particulares. No caso das empresas a situação é um pouco diferente já que terão de pagar uma taxa de processamento para receber pagamentos por parte dos seus clientes.
O que acha desta novidade?
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!