Sabe qual é um dos produtos mais vitais para a produção de semicondutores? É a água! Montes e montes de litros de água. Pois bem, além de tudo aquilo que 2020 e 2021 trouxeram para cima da mesa, Taiwan está a passar por uma das maiores secas das últimas décadas.
As reservas de água estão em níveis críticos, por isso, as autoridades vão começar a implementar mais restrições em cima do seu uso. O que claro está, vai afetar de forma muito significativa a produção da TSMC, uma das maiores responsáveis pela produção de chips de 7nm e 5nm.
Preocupado com a crise dos semicondutores? Vai piorar!
Portanto, Taiwan está a passar pela pior seca dos últimos 56 anos, depois de uma queda abrupta na queda de chuva, o que curiosamente se combinou com uma falta de tufões em 2020. (Taiwan costuma lidar com 3 ou 4 tempestades tropicais todos os anos)
Entretanto, o governo já veio a público afirmar que a TSMC e restante indústria da produção de semicondutores ainda não foi afetada. No entanto, ao consumir mais de 4 milhões de litros de água super pura por dia, é inegável que é uma questão de tempo até a torneira fechar.
Afinal de contas, as autoridades já estão em alerta vermelho, o primeiro em 6 anos. Por isso, a população de várias localidades vai ver a utilização de água restrita, com a suspensão de fornecimento 2 dias por semana. Entretanto, as restrições não vão ainda ser aplicadas à indústria, mas o governo já avisou que é boa ideia começarem a fazer reservas de água.
Há algumas semanas atrás, Taiwan afirmou que a indústria de produção tinha água suficiente para se aguentar até Maio. Esperemos que até lá a situação se resolva… Ou melhor, se quer ajudar a acabar com a crise, o melhor é mesmo fazer a dança da chuva na sua sala de estar.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.