Os problemas na produção de processadores por parte da Intel podem levar a um excesso de stock de produtos de memória como RAM e SSDs!
Com as linhas de produção de processadores de 14nm da Intel completamente à pinha. Os fabricantes de portáteis não vão ter stock suficiente para a produção de novas máquinas. O que em paralelo irá levar a uma queda na procura de memória DDR4, e SSDs… E que por consequência irá causar uma queda no preço destes componentes!
A empresa de pesquisa de mercado ‘DRAMExchange’ reviu suas previsões para as vendas de portáteis. Em suma, a empresa prevê uma queda de 0,2% ano a ano devido à oferta insuficiente da Intel. No entanto, isso causará um efeito cascata no mercado de memória. Onde a empresa sugere que os preços da memória DDR4 podem cair cerca de 2%, trimestre a trimestre, à medida que os canais se enchem de excesso de oferta de DRAM.
Similarmente, o atraso também fará com que os SSDs caiam de preço! Isto, num efeito colateral, com um impacto maior no último trimestre de 2018.
Além disto, é preciso ter em conta que se por acaso esta crise se estender até ao último trimestre de ano… A queda nas vendas de portáteis poderá aumentar até 10%! E se isso acontecer, a escassez de componentes deverá manter-se até pelo menos o fim da primeira metade de 2019.
Se não sabe o porquê da existência desta crise, basta lembrar que a Intel tem adiado o fabrico dos seus produtos de 10nm anos após ano!
Em síntese, parece que os adiamentos sucessivos estão agora a ter o seu impacto. Com as linhas de produção de 14nm completamente esgotadas, e com os clientes da gigante azul dos processadores em pânico. Em paralelo, o mercado de servidores também já começou a sentir alguma pressão, com a Intel a ‘pedir’ a alguns OEMs que aumentam o seu ciclo de produção de alguns produtos.
Se tudo isto corresponder à verdade… Vamos ter, inesperadamente, pela primeira vez em ANOS, ver RAM a preços decentes! Mesmo a tempo do Natal 😀
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!