Preço exagerado da PlayStation 5 Pro pode ser apenas o início!

Uma consola, desde sempre, foi um dispositivo pensado para oferecer elevados níveis de performance tendo em conta os compromissos lógicos deste tipo de produto no mundo real.

Ou seja, tem de ter um formato compacto para ser possível de montar em um qualquer móvel ou secretária. Tem de ter um consumo de energia baixo, porque não há espaço para uma fonte de alimentação de grandes dimensões. Além de tudo isto, tem de ter um grande foco na qualidade-preço! Sendo exatamente por isso que nunca existiram consolas capazes de tocar no nível de performance de um PC Gaming a sério.

Aliás, é exatamente por isto que muitas das consolas mais recentes chegam ao mercado a “perder dinheiro”. Isto porque é mesmo muito difícil para as fabricantes conseguirem oferecer uma consola capaz de cumprir todos estes objetivos, e ainda dar alguma margem de lucro em cima.

  • Nota: Tanto a Sony como a Microsoft perdem dinheiro em todas as unidades vendidas, para depois ir buscar esse dinheiro em falta a jogos, subscrições e acessórios. Além disso, ao longo do ciclo de vida de uma consola, a sua produção também fica mais barata, e como tal, é possível começar a vender com lucro associado.

Em suma, as consolas existem para ser simples, práticas, e baratas. Mas, a PS5 Pro vem trocar um pouco as voltas à indústria, e aos consumidores.

Preço exagerado da PlayStation 5 Pro pode ser apenas o início!

playstation 5, ps5 pro, playstation 5 pro Portanto, no início, quando começou a existir uma forte aposta em tecnologias como é o exemplo da DLSS da NVIDIA e FSR da AMD, a ideia era “fugir” aos preços crescentes que se faziam sentir no mundo dos chips, nomeadamente no lado das placas gráficas, ao ser possível oferecer níveis de performance mais elevados a partir de hardware teoricamente mais fraco.

  • Nota 2: Esta também era uma excelente forma de continuar a oferecer placas gráficas aos consumidores comuns. Isto enquanto os modelos mais poderosos iriam para o mercado de IA.

Mas, como a PlayStation 5 Pro parece provar, visto que é a primeira consola a contar com um upscaler alimentado por IA (PSSR). Esta ideia não vai dar frutos tão cedo quanto isso!

Ou seja, como podemos ver pelas placas gráficas das últimas gerações, os preços continuam a aumentar. Curiosamente apesar do facto de as fabricantes estarem a apostar em hardware com menos potencial bruto. Ao mesmo tempo que metem mais foco em funcionalidades como as referidas em cima.

Entretanto, a PS5 Pro é um outro exemplo prático de que a estratégia de poupar dinheiro nos custos de produção com chips mais pequenos e mais eficientes… Não resulta. Assim, parece cada vez mais provável que o elevado custo da PS5 Pro possa ser apenas o início de um aumento geral dos preços das consolas no futuro.

Mas… Claro… Isto só vai acontecer se a PS5 Pro for um sucesso. Ou seja, se a consola falhar, rapidamente existirá um retrocesso desta estratégia.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também