Não é novidade nenhuma de que o preço médio dos carros novos, e na verdade, até dos usados, tem vindo a aumentar significativamente nos últimos anos. Afinal de contas, existem alguns fatores bem marcantes que contribuíram em força para todo este aumento.
Entre muitos fatores temos que mencionar a pandemia global, a falta de chips, as interrupções na produção e claro toda a inflação financeira ao longo dos anos. (Bem como todo o investimento que as fabricantes têm feito em tecnologias inovadoras, para a eletrificação de toda a frota)
Assim sendo, tudo isto afetou de forma muito significativa os consumidores que agora têm de comprar carros a preços com níveis recordes. No mês de Setembro, nos Estados Unidos o preço médio ultrapassou pela primeira vez os 45.000 dólares, com a média a chegar aos 45.031$.
Segundo, Kelley Blue Book, já vamos no sexto mês consecutivo de preços recorde!
Contrariamente ao preço, a verdade é que as vendas totais em Setembro baixaram 7.3% em relação a Agosto. Contudo, nada disto afeta a tendência crescente nos preços dos novos carros que continuam a subir.
Antes de mais nada, saiba também que a procura por modelos SUV e Pick-ups é uma das razões para a subida do valor médio. No entanto, a verdade é que a “falta de carros novos” vai continuar a afetar imenso os preços.
Para terminar, saiba que até o mercado de usados está a ter um aumento fora do normal. Afinal de contas, com menos carros novos e preços mais caros a procura por carros usados subiu e a maior procura significa preços mais altos aqui.
Em suma, a pandemia global, a falta de chips, as interrupções na produção e toda a inflação financeira são os principais causadores destes aumentos. Contudo, a tendência é para continuar e o futuro é ainda muito incerto, especialmente no campo dos chips semicondutores.
Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!