O preço da memória RAM e do armazenamento SSD tem vindo a cair nos últimos anos, devido a uma procura muito inferior à oferta, o que claro está, fazia com que vários produtos ficassem armazenados em armazém, e os preços ficassem mais apetecíveis para despachar todo o stock produzido pelas fabricantes.
No entanto, em 2021, parece que a coisa vai mudar de forma bastante significativa.
Preço da memória vai aumentar! RAM e SSDs mais caros
Portanto, com a Samsung, SK Hynix, Micron, YMTC e Intel a liderar um novo ‘boost’ de expansão, é esperado que a produção aumente 10% nos próximos trimestres. O que por sua vez, deveria significar um aumento da oferta, e consequente baixa de preços. Mas não, a procura no mercado aumentou de forma muito significativa em 2021, especialmente na indústria da produção de smartphones, PCs.
Além disto, o mundo dos servidores e bancos de dados também está a renovar muito do hardware para fazer face a uma nova realidade, o que claro está, significa novas encomendas deste tipo de produto.
Assim, tudo isto significa que os preços dos contratos deverão aumentar entre 3~8% nos próximos tempos. O que nem é nada de especial, visto que os preços caíram no primeiro trimestre de 2021. O problema é que além deste aumento, a fábrica de Austin da Samsung ainda não voltou a produzir a 100%, por isso, a produção de controladores de chips NAND está em risco, e como tal, a escassez de produtos para clientes e empresas poderá contribuir para um aumento nos preços finais.
Em suma, é esperado que a queda de preços na memória chegue ao fim em 2021, provavelmente já a partir do segundo ou terceiro trimestre do ano. Entretanto, a subida não deverá ser assustadora, mas irá existir… Como tal, talvez seja boa ideia fazer upgrade nos próximos tempos, para poupar alguns trocos.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!