Até há bem pouco tempo, existia pouca diferença entre o preço de um litro de gasóleo e um litro de gasolina. No entanto, apesar do facto de o barril de petróleo estar bastante estável à volta dos 110 dólares, a Gasolina encareceu de uma forma completamente absurda, isto enquanto o Gasóleo tem seguido o caminho inverso, ao desvalorizar menos, mas de uma forma sustentada.
Afinal de contas, no espaço de 1~2 semanas, a diferença de preço entre os dois combustíveis passou de 3 cêntimos, para quase 30!
Preço Combustíveis: Em 7 dias, a Gasolina disparou!
Aliás, nesta altura, a diferença de preço entre a Gasolina e Gasóleo é mais alta, comparativamente ao pré-guerra. Tudo muito graças a duas subidas vertiginosas, nas últimas segundas feiras. Ou seja, esta subida de preço nem aconteceu num espaço de 2 semanas, mas sim em mais ou menos 7 dias. Subiu 9 cêntimos no dia 16 de Maio, e voltou a subir outros 7 cêntimos, no dia 24 de Maio.
Assim, durante estes mesmos 7 dias, o Gasóleo desceu 3~4 cêntimos no mesmo dia 16 de Maio, e mais três cêntimos no dia 24. O que por sua vez, dependendo da sua região, e posto de combustível, a diferença entre os dois combustíveis está entre os 25 cêntimos e 30 cêntimos. Curiosamente, antes da guerra, em média, esta diferença era de 15 cêntimos.
Dito tudo isto, a subida da gasolina deve-se a uma nova desvalorização do euro face ao Dólar, enquanto a descida do gasóleo se deve a uma baixa na procura, fruto das subidas da temperatura um pouco por todo o mundo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!