Mesmo o melhor dispositivo Android acaba por ficar velho. Todos são bons quando eram novos, mas quando completam alguns anos desde o lançamento, os problemas de desempenho são constantes. A atualização é o que faz mais sentido. Assim estes são os sinais de que precisa de um smartphone novo.
Cinco sinais de que precisa de um smartphone novo!
1. As entradas no ecrã tátil demoram
Quando um smartphone está a ficar com sinais da idade o ecrã tátil fica com uma resposta cada vez mais lenta. Se tiver um modelo de telemóvel mais antigo, poderá estar a passar pela mesma experiência. Se tiver sorte, reiniciar o dispositivo resolverá o problema. Mas se não tiver, ficará preso a atrasos imprevisÃveis na introdução de dados quando utilizar o telemóvel.
A causa dos problemas do ecrã tátil pode ser um erro de software. Na maioria das vezes, a causa é a falta de capacidade de processamento para satisfazer pedidos simultâneos de aplicações. Ter várias aplicações abertas é muitas vezes suficiente para que o ecrã tátil deixe de responder.
2. As aplicações são lentas
As aplicações são actualizadas regularmente com novas funcionalidades e correcções de segurança. Isso é bom, claro, mas estas actualizações exigem por vezes um processamento mais rápido do telefone para funcionarem sem problemas.
Embora algumas aplicações possam não funcionar num dispositivo Android antigo após a atualização, o problema mais provável é encontrar aplicações que se tornam cada vez mais lentas. No inÃcio, podem demorar alguns segundos extra a abrir. Eventualmente, uma aplicação que costumava funcionar bem começará a congelar e a exigir um reinÃcio. Esta falha constante pode ser tremendamente frustrante!
Uma coisa é tentar abrir uma aplicação num smartphone e esta ser lenta. Uma aplicação que não funciona é outra. Quer esteja a tentar jogar um jogo, escrever um e-mail, tirar uma fotografia ou verificar a sua conta bancária, espera que o seu dispositivo Android tenha o poder de processamento necessário para realizar a tarefa.
Infelizmente, as aplicações que não respondem são uma realidade constante em smartphones mais antigos. É difÃcil não saber se uma aplicação vai funcionar ou não num determinado momento.
3. Velocidades de Internet lentas
Um dispositivo Android mais antigo pode ter velocidades de Internet limitadas devido a software desatualizado. Esta não é necessariamente a pior parte de ter um telemóvel mais antigo, mas não deixa de ser notória. Comparativamente, os smartphones Android mais recentes têm componentes mais avançados e podem lidar com velocidades mais rápidas em redes 4G LTE e 5G.
O nÃvel de equipamento do seu telemóvel será um fator determinante da velocidade da sua Internet. O que muitas vezes parece ser uma Internet lenta pode ser simplesmente evidência de um processador de back-end que está a ter dificuldades.
Alias muitas pessoas começam a deixar de utilizar o browser por causa disto.
4. Dificuldades com a câmara
Em determinada altura, a câmara do seu telemóvel antigo pode ter sido impressionante mas, eventualmente, as novas câmaras vão ultrapassá-la.
Um abrandamento na aplicação Câmara é comum nos dispositivos Android mais antigos. A sua câmara pode demorar alguns segundos extra a abrir. Poderá ter dificuldades com determinadas funcionalidades ou na aplicação de filtros. A câmara pode até fazer uma pausa ou desligar-se ao tentar tirar uma fotografia.
Este é talvez um dos aspectos mais irritantes de ter um telemóvel antigo.
5. As actualizações de segurança estão a chegar ao fim
As actualizações do sistema operativo Android oferecem patches de segurança e correcções de erros que mantêm o seu Android seguro e protegido contra potenciais violações. O Android recebe as principais actualizações do sistema operativo pelo menos uma vez por ano, mas as actualizações de segurança ocorrem com maior frequência.
No entanto, existe uma data limite para o seu dispositivo deixar de receber actualizações do SO e de segurança. Esta data depende do fabricante e da idade do telemóvel.
Estas actualizações são cruciais para a segurança do seu dispositivo Android. Se estiver a chegar ao fim do perÃodo de receção destas actualizações, para bem da sua segurança, deve atualizar para um smartphone mais recente.
Já sentiu algum destes sinais de que precisa de um smartphone novo?
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!