A Nintendo revelou recentemente a sua nova consola de próxima geração — a muito aguardada Nintendo Switch 2. Durante a apresentação oficial, revelaram as especificações técnicas. Também algumas das funcionalidades inovadoras e até uma amostra dos jogos que estarão disponíveis no lançamento. Esta nova consola promete melhorias significativas em termos de desempenho, qualidade gráfica e funcionalidades híbridas, mantendo a essência portátil e versátil que tornou a Switch original num sucesso global. O problema é que agora a Pré-venda da Nintendo Switch 2 sofreu um adiamento nos EUA.
Pré-venda da Nintendo Switch 2 adiada nos EUA. E agora?
A expectativa era grande, e muitos fãs nos Estados Unidos já estavam preparados para fazer a reserva da consola. No entanto, a marca japonesa anunciou um adiamento inesperado do início da pré-venda no território norte-americano. O motivo? A introdução de novas tarifas alfandegárias impostas pelo presidente Donald Trump, que surpreenderam o mercado ao serem anunciadas no mesmo dia da apresentação da consola.
Num comunicado oficial enviado ao site Digital Trends, a Nintendo declarou:
“As pré-vendas da Nintendo Switch 2 nos EUA não arrancarão a 9 de abril de 2025, como inicialmente previsto, para que possamos avaliar o impacto potencial das tarifas recentemente anunciadas e a evolução do mercado. A data de lançamento mantém-se a 5 de junho de 2025.”
Este cenário faz recordar o que aconteceu durante o primeiro mandato de Trump. Ou seja, quando a Nintendo teve de transferir parte da produção da China para o Vietname para evitar uma tarifa de 25% sobre produtos chineses. Agora, com as novas medidas a abrangerem também o Vietname — com tarifas que podem atingir os 46% —, a marca volta a enfrentar incertezas quanto aos custos de importação.
Entretanto apesar da suspensão da pré-venda, a empresa garante que o lançamento da consola continua previsto para o dia 5 de junho de 2025. Até lá, resta saber se o preço de 450 dólares se mantém ou se poderá sofrer ajustes para refletir os novos encargos.