Lavar a roupa pode parecer um processo relativamente simples graças à máquina de lavar. No entanto não é tão fácil quanto parece. Isto porque pode estar a fazer muitas coisas mal e a gastar bastante mais do que devia. No entanto não se preocupe porque com o que vamos falar a seguir vai conseguiu poupar muito quando lavar a sua roupa!
Atenção! Assim vai poupar muito quando lavar a sua roupa!
Uma das coisas mais simples que pode fazer no dia da lavagem da roupa para poupar algum dinheiro é lavar a maior parte das cargas em água fria. De facto, o aquecimento da água, mesmo que não sejam temperaturas muito grandes, consome muita energia.
Lavar com água fria
Lavar em água fria consome até 90% menos energia. Mais especificamente mudar a temperatura da água de lavagem de morna ou quente para fria, também significa que pode poupar até 150 Euros por ano na sua fatura de energia.”
Embora possa estar inclinado a pensar que a água quente vai deixar a sua roupa mais limpa, isso não é necessariamente verdade. O detergente faz todo o trabalho por si, e muitos são mesmo concebidos para remover manchas e aumentar a fragrância em água fria.
Existem apenas alguns casos em que deve utilizar água quente para lavar a roupa. Por exemplo, se usar fraldas de pano, ou se alguém em sua casa tiver estado doente precisa definitivamente de usar água quente.
No entanto, se a sua roupa não se enquadra em nenhuma destas categorias, a água fria é a melhor opção.
Utilize o detergente correto
Nem todos os detergentes são iguais, e o seu pode estar a afetar a sua roupa. Os detergentes concentrados têm mais ingredientes de limpeza e requerem menos água em cada dose. Desta forma, obterá sempre uma limpeza eficaz, evitará lavagens repetidas e combaterá a impregnação de sujidade e manchas nos seus tecidos.
Utilize a quantidade certa de detergente
De quanto detergente precisa? Muito menos do que está a usar! Talvez já tenha ouvido isto antes, mas há uma boa hipótese de estar a usar demasiado detergente. Isto não só pode afetar a capacidade de lavagem da sua máquina, como também pode danificar a sua roupa. Além disso, também fará com que tenha de comprar mais detergente mais cedo, o que é caro.
Quando utiliza demasiado detergente, notará um resíduo na sua roupa ou uma sensação de rigidez nas suas toalhas. O resto vai diretamente para o ralo.
Quanto à sua máquina, pode provocar uma acumulação de espuma de sabão no interior, o que lhe dá um cheiro a mofo. Em casos extremos, pode mesmo danificar o seu aparelho. Felizmente, a garrafa contém uma prática ferramenta de medição.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!