A Micron no seu último artigo de investigação, revelou todo o potencial dos chips de memória GDDR6 que irá equipar a próxima geração de placas gráficas NVIDIA!
Este tipo de memória tem estado em desenvolvimento nos últimos anos, mas agora parece estar prestes a chegar! Visto que alguns fabricantes até já começaram a sua produção em massa.
Enquanto que a memória GDDR6 é sem dúvida a evolução da memória GDDR5 e GDDR5X, existem várias mudanças sobre o capô, a fim de aumentar o desempenho de uma forma eficiente, baixando o consumo de energia.
E como as fabricantes de placas gráficas, nos últimos anos, começaram a adorar o termo ‘Eficiência Energética’… A NVIDIA abriu imediatamente os braços, para a implementar na sua próxima linha de placas gráficas GeForce.
Na actual geração, é possível verificar nos chips GDDR5X, um grande aumento de performance com OC. Com a mesma voltagem, é possível atingir a frequência de relógio da Titan Xp, isto com uma GTX 1080!
Por isso, se estivermos a olhar para a mesma escalabilidade de performance com a GDDR6, podemos ver um overclock de 20Gb/s nas próximas placas gráficas, com um aumento de performance similar.
O que quer isto dizer?
Que tipo de performance podemos esperar com um OC de 20Gb/s?
Pois bem, uma placa de 256-bit com estas velocidades, seria capaz de oferecer uma largura de banda de 640 Gb/s! O que é algo muito perto do que a Titan V com memória HBM2 oferece actualmente, custando cerca de 3000€.
Uma placa de 384-bit, quase que conseguiria atingir a barreira de 1Tb/s, com uma largura de banda aproximada de 960Gb/s, conseguindo ultrapassar a solução ‘Pro’ da Nvidia, a Tesla V100.
Conclusão
A Micron está muito confiante na performance dos seus módulos de memória GDDR6!
Afirmando que vão revolucionar o mercado! E que isto é apenas um cheirinho do potencial de overclock, que vamos ter na próxima geração de placas.