Automóveis: estas são as diferenças entre potência e o binário!

Quando se trata da potência do motor (e, na verdade, do veículo em geral), os valores mais frequentemente referidos são a potência e o binário. Principalmente a potência, que alguns entusiastas estão sempre à procura de formas de melhorar. Então, o que é melhor, a potência ou o binário?

Automóveis: estas são as diferenças entre potência e o binário!

Não é uma pergunta fácil de responder, uma vez que não se pode ter um sem o outro. Em particular, a potência é parcialmente determinada pelo binário. Cada um deles é um tipo diferente de medição de força que se aplica a um determinado veículo e cada um terá um impacto num aspeto diferente da experiência de condução.

Ambos são significativos no que diz respeito ao desempenho e, em geral, números maiores são melhores. É provável que queira evitar valores baixos para ambos. No entanto, dependendo do que se espera obter de um veículo, o binário pode ser a métrica mais importante das duas. Na realidade, tudo se resume à utilização pretendida e às expectativas, que só o utilizador pode decidir.

O que é a potência?

Entretanto a potência é normalmente a métrica mais comummente referida quando se procuram os detalhes de um veículo (e, por extensão, do motor). A história por detrás desta unidade de medida é um pouco técnica, mas basicamente resume-se ao facto de um cavalo-vapor produzir aproximadamente 33.000 libras-pé de “trabalho” por minuto.

A potência de saída dos veículos modernos é normalmente determinada com um dinamómetro, que é uma espécie de grande passadeira que permite que as rodas girem enquanto a velocidade e o peso são medidos. Em seguida, o dinamómetro efectua alguns cálculos para determinar os valores de potência e de binário.

deixar o carro aquecerEssencialmente, a potência é uma medida do tempo que um veículo demora a produzir a quantidade de força (binário) de que é capaz. O que é uma forma elegante de dizer que uma potência mais elevada significa geralmente uma velocidade máxima global mais elevada. Isto embora os veículos mais pesados necessitem de mais potência para atingir as mesmas velocidades que um veículo que pesa menos, pelo que não é a única métrica que terá de analisar se quiser algo rápido.

E o que é o binário?

O binário é conceptualmente um pouco mais simples do que a potência, na medida em que é basicamente a medida da força que um veículo pode produzir. Já a potência mede a velocidade a que essa força é produzida. Mais especificamente, o binário é uma medida de quanta força é aplicada ao eixo de transmissão.

Caiu num buraco, potência e o binário

Tal como explicado pela BMW, os veículos beneficiam mais de um binário elevado a velocidades mais baixas, mas também é ideal distribuir esse binário (força) pelo máximo possível da gama de velocidades de um motor. Desta forma, a força produzida está disponível de forma mais consistente, mesmo a velocidades e mudanças mais elevadas.

A produção de força a baixas velocidades é o que determina a taxa de aceleração de um veículo, permitindo que um condutor acelere mais rapidamente (ou lentamente). Isto dependendo da sua capacidade. É também o que permite aos veículos manter a velocidade de forma mais eficaz – ou mesmo acelerar – quando conduzem em subidas ou quando rebocam coisas como atrelados ou máquinas.

Quando olhar para os números

Tanto a potência como o binário são fatores importantes a ter em conta. Isto quando se analisa o desempenho de um veículo e podem fazer uma diferença notável durante a condução. No entanto, qual é o mais importante dos dois depende realmente do que pretende obter do veículo.

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Se preferir algo que possa andar muito depressa, deve procurar uma potência elevada e um peso reduzido. Um binário razoavelmente elevado também é bom porque o ajudará a acelerar mais rapidamente, mas não melhorará realmente as suas velocidades máximas.

Por outro lado, o binário deve ser o principal objetivo se pretender rebocar muito ou, eventualmente, se viver numa região montanhosa com muitas subidas. Também deve ter em atenção a classificação de peso e a capacidade de reboque do veículo.

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Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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