Atenção Portugal: estamos a pagar muito pela Internet!

Isto é uma questão que normalmente dá sempre que falar. Isto porque alguns consideram que os preços até são aceitáveis face ao que se passa no resto da Europa e do Mundo. No entanto, se olharmos para os dados que comparam os preços da Internet que temos em casa percebemos que na realidade estamos a pagar muito, face ao que se passa na maioria dos países da Europa. De facto olhando para os dados fornecidos pela empresa cable.co.uk percebemos rapidamente que a situação no nosso país não é propriamente bonita. Assim a conclusão parece ser que estamos a pagar muito pela Internet em Portugal.

Atenção Portugal: estamos a pagar muito pela Internet!

Atenção Portugal: estamos a pagar muito pela Internet!

O mapa acima mostra os dados de 2022 e compara os preços da Internet em casa e torna-se muito curioso se para começar centrarmos o gráfico na Europa e outros países circundantes.

Mas afinal qual é a situação de Portugal face a outros países?

Atenção Portugal: estamos a pagar muito pela Internet!

Ora a empresa Cable.co.uk após comparar os operadores de todos os países chegou à conclusão que em Portugal o preço médio para termos Internet em casa é de 35 Euros. Pode de facto não parecer muito para várias pessoas mas se formos comparar este valor com de outros países na realidade é.

Logo aqui ao lado, em Espanha, o preço médio é mais barato. Assim passa para os 32 Euros. Não é uma pechincha mas é mais aceitável sobretudo se tivermos em conta que ainda por cima o ordenado mínimo é superior a Portugal.

No caso da França tudo é ainda mais barato, o que para alguns é uma surpresa. Isto porque o custo de vida não é propriamente barato. Assim o preço médio para se ter Internet em casa é de 26 Euros. E neste artigo nem sequer estou a falar nas velocidades de acesso porque aí as diferenças ainda seriam maiores. Em França pagamos 26 Euros mas temos acesso a uma velocidade de 2 GB/s.

Atenção Portugal: estamos a pagar muito pela Internet!

Se passarmos para Itália percebemos que ainda é mais barato termos Internet em casa. Assim pagamos cerca de 25 Euros por mês.

No caso da Alemanha também temos um custo de acesso à Internet a rondar os 25 Euros.

Atenção Portugal: estamos a pagar muito pela Internet!Entretanto noutros países como na Hungria temos preços a rondar os 13 Euros. Situação muito semelhante na Polónia e noutros países semelhantes.

A título de curiosidade na Rússia o preço médio da Internet é de 7 Euros.

Para encontrarmos na Europa valores acima de Portugal temos de olhar para a Suíça, Áustria e Holanda.

No caso da Suíça o preço é de 58 Euros. Ainda assim temos de ter outros fatores em consideração. Não nos podemos esquecer que neste país o ordenado mínimo ronda os 2256 Euros.

Ou seja, olhando para o panorama em geral rapidamente concluímos que estamos a pagar demasiado de Internet em Portugal.

A Internet mais cara do mundo

Apesar de em Portugal a Internet ser cara é verdade que existem no mundo casos gritantes. Nuns casos por a Internet ser demasiado cara e noutros por ser mais barata.

No Burundi, por exemplo, o acesso à Internet custa 399 Euros por mês!

Na Serra Leoa o preço é de 297 Euros. Por outro lado no Brunei é de 240 Euros.

A Internet mais barata do mundo

O país onde a Internet é mais barata é a Síria. De facto, custa cerca de 1 Euros por mês. Logo a seguir temos o Sudão onde se pagam 3 Euros. Mas neste país temos de ter em cinta que só existe praticamente Internet nas áreas mais urbanas. Para além disso o serviço é muito lento. Neste país apenas um terço da população está online. Na Bielorrússia e Ucrânia o preço é igual. Ou seja, cerca de 6 Euros. Depois temos a Rússia com os tais 7 Euros.

Também considera que estamos a pagar muito pela Internet em Portugal ou face aos outros países o preço até é aceitável?

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também