Portugal importa carros usados à bruta. De quem é a culpa?

Portugal é um mercado extremamente estranho, porque normalmente vendem-se muitos mais usados do que novos, e mesmo quando aparecerem veículos com matrículas novas nas nossas estradas, estes foram importados de outros países Europeus como a Alemanha ou a França.

O mercado automóvel “novo” é muito pequeno, e é dividido por variadíssimas marcas. Sendo exatamente por isso que estas mesmas marcas estão muito mais focadas nas empresas, em vez do consumidor comum.

Só para ter ideia, importámos 100 mil carros usados de outros países europeus no ano de 2023. Um rácio comparável a países de leste, normalmente menos evoluídos e mais pobres (discutível) que o ocidente.

Isto é mau, porque já circulam quase 2 milhões de veículos ligeiros com mais de 20 anos.

O nosso parque automóvel está extremamente envelhecido, e a tendência é para continuar. O que é mau, porque além de não contarem com muitas das tecnologias mais recentes focadas na segurança, estes veículos estão desgastados, e possivelmente até mal mantidos.

O que deve ser feito para mudar este paradigma?

Portugal importa carros usados à bruta. De quem é a culpa?

Portanto, para ter uma ideia da gravidade da situação, Portugal importa cerca de metade dos carros que vende novos todos os anos. Ou seja, mais ou menos 100 mil carros todos os anos.

Aliás, há quem acredite que o valor já é significativamente maior em 2024, tal é a primazia que vários condutores dão aos mercados lá de fora, em vez de olhar cá para dentro.

Porquê? É simples. Tudo é mais caro em Portugal!

Além da dupla tributação, a fiscalidade Portuguesa também continua a penalizar os motores híbridos mais recentes como se estes fossem destruidores ambientais do ano de 1998.

Isto é algo que acaba por destruir a capacidade de entrada das marcas no nosso mercado. Além disso, como os carros novos são extremamente caros para a nossa realidade, e por isso o foco fica muito mais em cima dos usados, estes também acabam por aparecer a valores exagerados para aquilo que deveria ser o “normal”.

É a lei da procura e da oferta. Se existe uma maior procura por carros usados, e estes já chegaram ao mercado Português a preços exagerados quando eram novos, é normal que o seu preço não caia como cai em outras regiões.

Curiosamente, apesar das muitas vantagens na importação de um carro, porque além do IVA a 23%, é preciso pagar taxas aduaneiras, ISV, transporte, seguro, etc… Mas, ainda assim, a coisa compensa! É mais barato comprar lá fora, do que comprar cá dentro.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Acha que faz sentido? A “fome” por impostos não acaba por ser contraproducente neste tipo de ocasiões? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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