Por vezes temos o hábito de nos queixarmos de tudo o que acontece no nosso país e de elogiarmos os países vizinhos, quer seja pelos preços praticados, impostos ou outra coisa qualquer. No entanto, a verdade é que em Portugal há muitas coisas que se destacam e que por vezes nem nos apercebemos. Por exemplo ao nível da velocidade da Internet Móvel Portugal dá dois a zero à Espanha. Quem o diz são os dados da aplicação nPerf (disponível em Android e iOS).
Para esta análise foram considerados 20321 testes de velocidade de Internet na aplicação nPerf, apenas em Portugal, entre 1 de janeiro de 2024 e 30 de setembro de 2024.
Portugal é o país mais rápido dos analisados. Reino Unido, última posição
Espanha oferece uma velocidade de download móvel 92 Mb/s inferior à de Portugal. Na Península Ibérica, Espanha oferece em média 85 Mb/s e Portugal 177 Mb/s. A França está em segundo lugar com a sua média de 113 Mb/s, seguida pela Irlanda (102 Mb/s) e depois pela Alemanha (99 Mb/s).
Atrás de Espanha estão a Itália (81 Mb/s) e o Reino Unido (80 Mb/s), praticamente empatados.
Apesar das diferentes velocidades em todos estes países, em todos eles a velocidade média ultrapassa os 25 Mb/s, pelo que estas velocidades são classificadas como excelentes, pois permitem utilizações como streaming de vídeos 4K.
Em Portugal, os operadores a que correspondem estes testes, ou seja, o total daquela velocidade média, são: MEO, NOS e Vodafone.
A velocidade média tem em conta as tecnologias 3G/4G/5G
O dispositivo móvel mais rápido em Portugal
Em termos de velocidade de internet móvel, o dispositivo móvel mais rápido em Portugal é o iPhone 15 Pro Max. A velocidade média com este smartphone foi de 269 Mb/s, entre janeiro e setembro de 2024. A mais rápida dos países analisados. O mesmo dispositivo Apple é também o mais rápido em França, Alemanha e Reino Unido.
Outros dados interessantes
Entretanto em Portugal, o tempo médio de carregamento de uma página web na Internet móvel foi de 3,2 segundos, segundo dados do nPerf, entre janeiro e setembro de 2024. É o mesmo resultado de Espanha. A Irlanda tem sido o país com uma navegação mais rápida (2 segundos para carregar uma página web).
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!