O computador portátil, como o próprio nome indica, é uma máquina pensada para ser móvel! Por isso, tem como base uma bateria de grandes dimensões para ser capaz de lhe oferecer umas boas horas de autonomia longe do carregador ou de uma ficha elétrica.
No entanto, a realidade é que muitos de nós, especialmente após os tempos pandémicos de COVID-19, utilizamos o nosso portátil como uma máquina muito mais estática, quase sempre no mesmo sítio, e claro, quase sempre ligada a monitores externos ou outro tipo de aparelhos que complementam a experiência de utilização.
O que levanta uma questão… Isto traz problemas para a bateria do portátil?
Portátil sempre ligado ao carregador? É um problema?
Portanto, num mundo perfeito, um portátil carrega a sua bateria até ao máximo definido pela fabricante, e depois vai buscar a sua energia diretamente ao carregador em vez de andar sempre a carregar e a descarregar a bateria. Porém, isso nem sempre acontece. Aliás, mesmo que isso aconteça, deixar a bateria sempre nos 100%… Causa degradação da capacidade de armazenamento de energia da mesma.
Aliás, segundo Kent Griffith, um professor assistente da Universidade da Califórnia que anda a investigar a forma como uma bateria se pode ou não degradar com uma utilização normal, deixar o seu portátil ligado ao carregador é realmente muito má ideia.
Em alguns casos, deixar um portátil ligado a um carregador durante várias semanas seguidas, pode muito bem ser a pior coisa que pode fazer à bateria da sua máquina computacional portátil, cortando a autonomia para 60% ou 70%.
Ou seja, como sempre, como em qualquer bateria à face da terra, o ideal é deixá-la entre os 20% e 80%, nunca abaixo nem nunca acima destes valores.
Como deve imaginar, dá algum trabalho manter uma bateria dentro destes valores, mas, deixar o seu portátil sempre ligado, acaba por afetar a sua missão principal, que é… Manter-se ligado tendo como fonte de energia a sua bateria. Por isso, faz todo o sentido fazer um esforço, especialmente nestes tempos em que não é possível pura e simplesmente trocar a bateria como antigamente.
Entretanto, como deve imaginar, também não faz sentido levar isto completamente à letra. Nem 8 nem 80. Não comece a ter medo de usar o carregador.
A tecnologia serve para nos facilitar a vida e não para nos trazer ainda mais preocupações. Tente só ter mais cuidado, e de vez em quando desligue o portátil do carregador. Se porventura utilizar um monitor USB-C que também é capaz de carregar a bateria. Apenas desligue o monitor quando acabar o seu trabalho, para que este deixe de enviar corrente para o portátil.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!