Portátil: deixá-lo sempre ligado ao carregador ou não?

É mau deixar o computador portátil ligado à corrente durante todo o tempo? Isto tornou-se uma questão ainda mais importante durante os períodos de teletrabalho. No entanto a resposta não é tão simples como possa parecer. Vamos então olhar para esta questão de deixar o portátil sempre ligado ao carregador.

Portátil: deixá-lo sempre ligado ao carregador ou não?

Existem dois tipos principais de baterias utilizadas em computadores portáteis: iões de lítio e polímeros de lítio. Embora sejam tecnologias diferentes, funcionam praticamente da mesma forma, gerando energia através do movimento de eletrões. Este fluxo constante é também necessário para ajudar a manter a bateria saudável.

Para ambos os tipos de baterias, as seguintes afirmações são verdadeiras (pelo menos no que diz respeito aos computadores portáteis modernos):

Uma bateria não pode ser sobrecarregada

Não há perigo de sobrecarregar uma bateria se a deixar ligada à corrente durante todo o tempo, mesmo 24 horas por dia, 7 dias por semana. Assim que atinge os 100%, para de carregar e só recomeça quando a tensão desce abaixo de um determinado nível.

Descarregar totalmente uma bateria danifica-a

Permitir que a bateria fique completamente vazia durante um período prolongado pode colocá-la num estado de descarga profunda. Isto pode ser fatal – pode nunca mais conseguir carregá-la novamente. Então, com base nisto, concluímos que deve deixar o seu computador portátil ligado à corrente durante todo o tempo? Não é bem assim.

Coisas que danificam as baterias de lítio

A verdade sobre as baterias de lítio é que elas são inerentemente instáveis. Começam a perder capacidade a partir do momento em que se produzem, e vários fatores aceleram o seu declínio. Estes incluem:

Ciclos de carga/descarga: Cada bateria tem um número finito de vezes que pode ser carregada e descarregada.

Nível de tensão: Quanto mais elevado for o nível de carga (medido em volts por célula), mais curta será a vida da bateria.

Temperatura elevada: Temperaturas superiores a 30 graus Celsius podem causar danos irreparáveis.

Nível de carga ou de tensão

As baterias de iões de lítio carregam até 4,20 volts por célula, o que equivale a 100% da sua capacidade. A este nível, a bateria terá uma vida útil de 300-500 ciclos de descarga.

Cada redução de 0,10 V/célula na carga duplica o número de ciclos de descarga até se atingir o nível ótimo: 3,90V/célula, com 2400-4000 ciclos de descarga. Infelizmente, a este nível, a bateria tem apenas cerca de 60% de carga. O tempo de funcionamento será um pouco mais de metade do de uma bateria totalmente carregada.

Calor

E depois há o calor. As temperaturas elevadas, normalmente classificadas como sendo superiores a 30 graus Celsius, encurtam a vida útil de uma bateria, independentemente de quaisquer outros fatores. Deixar simplesmente o seu computador portátil no carro numa tarde de verão é uma má ideia.

portátil ligado ao carregador

Quando combina o stress da temperatura elevada com o stress da tensão elevada, os efeitos são ainda piores. Um estudo da Battery University mostra que uma bateria armazenada com uma carga de 40% a 40 graus Celsius veria a sua capacidade cair para 85% ao fim de um ano.

Como o calor afeta a capacidade da bateria

Carregada a 100%, a capacidade cai para 65% nas mesmas condições. Para uma bateria totalmente carregada a 60 graus, a capacidade desce para 60% em apenas três meses.

A evidência parece clara. Manter a bateria permanentemente carregada a 100% irá encurtar lentamente a sua vida útil. Mantê-la a 100% e expô-la a temperaturas elevadas encurta-a muito mais rapidamente.

E lembre-se, estas temperaturas elevadas não são apenas ambientais. As tarefas que consomem muitos recursos, como jogos ou edição de vídeo, aumentam consideravelmente os níveis de calor e a utilização do computador portátil numa almofada ou numa base mal concebida também acumula esse calor.

Para o bem da sua bateria, é sempre uma boa ideia reparar um computador portátil com sobreaquecimento.

Deve manter o seu computador portátil ligado à corrente?

Deixar o seu computador portátil ligado à corrente estraga a bateria? Sim, estraga. Mas carregar o seu portátil todos os dias também o faz.

A Microsoft afirma claramente que não é correto manter um portátil ligado à corrente quando totalmente carregado, porque “manter a bateria sempre carregada a 100% faz com que se deteriore mais rapidamente”.

Deixar o seu computador portátil ligado à corrente não causará danos a curto prazo, mas se o utilizar apenas com corrente alterna, é quase certo que, ao fim de um ano, a capacidade da bateria terá diminuído significativamente. Da mesma forma, se o utilizar apenas com a bateria, os ciclos de descarga da bateria serão mais rápidos.

Assim, mesmo tendo em conta um software mais inteligente que tenta limitar os danos, a melhor solução é uma espécie de compromisso: utilize-o com a bateria alguns dias e mantenha-o ligado à corrente noutros. E faça o que fizer, certifique-se de que a bateria não aquece demasiado.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também