Como é óbvio, os centros de reparação não vão fechar, porque a grande maioria das pessoas vai continuar com medo de desmontar um computador para depois o voltar a montar com peças novas. Mas, se quiser, num futuro muito próximo, é exatamente isso que pode fazer com a tecnologia que tem em casa! Pode repará-la no conforto da sua casa, ao mesmo tempo que poupa alguns euros.
Como é que a coisa funciona? É simples! Teve alguma avaria num produto? Encomende a peça nova junto da fabricante, ou um qualquer outro vendedor de confiança, e depois monte-a. Vai ser cada vez mais fácil reparações em casa.
Portátil a precisar de arranjo? Faça você! Habitue-se!
Portanto, a indústria está cada vez mais preocupada com a durabilidade dos seus aparelhos eletrónicos, o que muito se deve às regulamentações cada vez mais apertadas da União Europeia. Dito isto, qualquer que seja a razão, qualquer grande fabricante tem agora a obrigação de oferecer ferramentas úteis, rápidas, e fiáveis, para reparação de qualquer tipo de produto.
Sendo exatamente por isto que a Lenovo, uma das maiores fabricantes de portáteis do planeta afirmou que em 2025 mais de 80% dos seus aparelhos iriam ser facilmente reparáveis pelos utilizadores.
O que significa isto?
Bem, a Lenovo é apenas uma das fabricantes a apostar nesta nova tendência de reparação.
Mas o que significa ao certo, é que vai ser possível conseguir comprar os componentes danificados às próprias fabricantes, em conjunto com ferramentas, e claro, instruções. Se quiser pode fazer tudo em casa. Mas, claro, se quiser, pode deixar tudo para um técnico, a opção é sempre sua.
Vale ainda a pena dizer que as fabricantes são agora obrigadas a disponibilizar estes mesmos componentes durante uma série de anos, por vezes mais de uma década.
Em suma, a sua tecnologia vai aguentar muito mais tempo nas suas mãos! Agora resta saber é se isto é mesmo algo que os consumidores querem, ou não.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!