A Leak.pt já foi convidada para ir à Computex 2024, e tem ido a vários eventos locais das mais interessantes fabricantes de computadores portáteis e componentes focados na performance. O discurso é sempre o mesmo… O mundo da computação está a mudar, e quem tem uma máquina mais antiga vai ficar parado no tempo!
Portáteis vão mudar com a IA. Vai ter de comprar novo!
Portanto, tem um portátil com 3 ou 4 anos, e serve-lhe perfeitamente para o trabalho do dia-a-dia e ver umas séries de vez em quando? Bem… VAI TER DE TROCAR!
O software já está a mudar, o hardwaretambém já se está a adaptar ao novo software, e ao que tudo indica, as fabricantes vão ter muito mais cuidado nas especificações técnicas dos seus produtos. É por isso que vários portáteis já chegam ao mercado com 32GB de memória RAM em vez dos tradicionais 16GB.
O paradigma vai mudar, e a Inteligência Artificial, quer queira quer não, vai ser disruptiva, e vai obrigar a uma nova onda de atualizações.
Na realidade, a Inteligência Artificial vai fazer aquilo que o Windows 11 tentou, mas falhou redondamente. Curiosamente, com alguma ajuda do Windows 11, mais concretamente, com a integração total do Copilot no sistema operativo da Microsoft. Algo que deve acontecer no segundo semestre de 2024, mais concretamente no final do verão.
Mudar de computador! Quando? Ainda não!
Apesar de todo o discurso das principais fabricantes, a realidade é que a Inteligência Artificial que vemos hoje em dia nos smartphones, computadores, etc… É ainda muito baseada em processamento na Cloud! Ou seja, é tudo feito/processado em centros de dados, muito longe do nosso computador.
Isto vai mudar ao longo do tempo, visto o processamento local ser muito mais interessante, porque garante uma resposta mais rápida, e claro, dispensa as subscrições ou grandes investimentos em servidores por parte das marcas.
Porém, há um problema… Ainda ninguém sabe muito bem quando é que a IA Local vai ser uma “cena”.
É assim expectável que o seu portátil com 3 ou 4 anos não esteja pronto para a nova realidade que se avizinha. Porém, vai ter de se aguentar! Afinal, comprar uma máquina agora não é ainda uma boa ideia, porque ninguém sabe muito bem o que vai acontecer, e que níveis de exigência são precisos cumprir.
Isto tanto no lado dos portáteis, como também no lado dos smartphones. O mercado está a sofrer uma revolução, e neste momento, é altura de esperar para ver.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!