O mundo dos portáteis, apesar de ser (quase) sempre baseado no mesmo exato design base, está cheio de alternativas para todos os gostos, carteiras, e até tipos de uso. Sendo exatamente por isso que além dos portáteis “normais” e portáteis “gaming“, ainda temos uma outra classe mais focada no mercado “empresarial“.
O que muda? Teoricamente, a qualidade de construção, a qualidade do ecrã, e claro, o design que é quase sempre mais simples e sóbrio. Mas será que as coisas ficam por aqui?
Portáteis Normais vs Empresa. O que muda!?
Portanto, enquanto um portátil gaming aposta quase sempre em características técnicas e designs mais agressivos, ao mesmo tempo que também traz uma placa gráfica dedicada cheia de performnace, um portátil “normal” acaba por quase nunca ser extremamente diferente de um portátil mais focado no mundo empresarial.
Com ambos a preferirem designs mais casuais, simples, e focos longe da pesada, quente, e cara placa gráfica. Aliás, se formos mesmo 100% honestos, pode muito bem trabalhar num portátil “casual”, da mesma exata forma que também trabalha num portátil empresarial.
Ainda assim, apesar de ser uma linha muito ténue, existe alguma lógica nesta separação de ideias.
O que muda?
Um portátil empresarial é vendido como uma máquina pronta a solucionar os problemas que um negócio tem todos os dias, isto enquanto um portátil normal é vendido para fazer tudo e mais alguma coisa, visto que as necessidades de um consumidor normal nunca são as mesmas todos os dias.
Ambos também têm focos diferentes no mercado, ou seja, gamas de preço um pouco diferentes.
Afinal, como deve imaginar, um portátil empresarial é quase sempre um pouco mais caro. Porquê? Bem, priorizam coisas como a conectividade (mais portas USB-A e USB-C), têm uma porta HDMI para ligar um projetor ou monitores externos, e claro, são também mais robustos para andarem dentro de uma mala, visto que vão com toda a certeza ter de andar de um lado e para o outro.
Também costumam ter quase sempre características entre a gama média e gama alta, não existindo muitos modelos na gama baixa.
Tudo isto porque este tipo de portátil costuma ter muita memória RAM, boa capacidade de armazenamento, e também uma boa bateria.
Porém, chegam quase sempre ao mercado sem placas gráficas dedicadas.
Afinal… Quem é que vai jogar num portátil de trabalho? (:P)
Dito isto, apesar de serem um pouco mais caros, quando são comprados por empresas, em grandes quantidades, estes portáteis costumam ter alguns descontos associados, bem como a oferta de algum software essencial para a produtividade.
Por isso, se for um utilizador normal, vale quase sempre (mais) a pena comprar um portátil “normal”, porque não vai ter descontos à mistura. Isto ao mesmo tempo que poderá optar por modelos de gama mais baixa, menos preparados para viagens e usos exigentes, se por ventura o seu tipo de uso for mais focado em ver séries, filmes, e pouco mais que isso.
Entretanto, como sempre, antes de comprar alguma coisa, pesquise e leia reviews. Podem existir dezenas de alternativas para o seu caso específico. Pode pedir ajuda na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!