Caso não saiba, a Intel já conseguiu inverter a tendência de mercado, que levou a AMD a roubar muita da sua quota de processadores, em vários segmentos, desde o lançamento dos primeiros CPUs Ryzen. Sim, em vários segmentos, até no mundo dos portáteis a AMD começou a fazer mossa, com os seus sempre interessantes e poderosos APUs.
Mas hey… Ao que tudo indica, depois de recuperar o trono da performance no mundo dos desktops, a Intel está agora a dar o tudo por tudo para deixar os consumidores de queixo caído no mundo dos portáteis.
Ao fim ao cabo, a gigante azul dos microprocessadores tem aquele que é o primeiro CPU mobile equipado com 16 núcleos, na forma do Core i9-12900HX.
Portáteis: Intel vai ser a primeira a lançar um CPU com 16 núcleos
Portanto, apesar de já existirem CPUs com 16 núcleos no mundo dos portáteis, são processadores pensados para o mundo desktop. Que por isso mesmo, nunca foram grande espingarda no mundo mobile (Baixa alimentação, e sobreaquecimento).
Por isso, podemos dizer que o i9-12900HX é mesmo o primeiro grande esforço da Intel, ao trazer um total de 16 núcleos para o mundo dos portáteis, isto, numa configuração 8+8. Curiosamente, apesar do facto de ser um processador mobile, vários rumores afirmam que temos aqui a mesma exata die que podemos encontrar no mundo desktop, agora mais otimizada, e mais pensada para o uso em portáteis. Além disto, temos também um aumento de 14% no número de núcleos de processamento, e 20% no número de threads (16c/24t), relativamente ao atual i9-1200HK, que por sua vez, conta com 14 núcleos e 20 threads.
No campo da frequência, o i9-12900HX tem uma base de 2.5 GHz, mas rapidamente chega aos 4.89GHz, em boost clock. Curiosamente, alguns rumores apontam para um modo especial, capaz de levar este CPU aos 5.0 GHz, em alguns ambientes mais específicos.
Entretanto, a performance é esta:
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessado no novo processador mobile da Intel? Ao que tudo indica, vai chegar ao mercado, ao mesmo tempo do novo i9-12900KS. Entretanto, partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!