Os automóveis modernos vêm equipados com várias opções de conectividade e as portas USB são, hoje em dia, quase obrigatórias. Se antes eram uma novidade, agora já é comum vermos carros com várias portas espalhadas pelo habitáculo. Estas portas USB permitem carregar dispositivos, ouvir música a partir de uma pen USB, ou ligar o smartphone ao sistema multimédia. Mas o que fazer quando as portas USB do carro não estão a funcionar?
O que fazer quando as portas USB do carro não estão a funcionar?
As soluções mais simples
Mesmo que seja cuidadoso com a limpeza do interior do carro, é fácil esquecer as portas USB. O pó e a sujidade acumulada no interior da porta podem impedir uma ligação adequada com o cabo ou dispositivo. Felizmente, a limpeza é simples: use um pincel de cerdas suaves ou uma lata de ar comprimido para remover resíduos. Evite objetos metálicos ou pontiagudos — já que podem danificar o conector. Depois de limpo, experimente novamente ligar o teu dispositivo.
Se ainda não funcionar, troque o cabo por outro que saiba estar operacional. Teste também com dispositivos diferentes para garantir que o problema está mesmo na porta USB e não no aparelho.
Nem todas as portas USB são iguais
Sabia que algumas portas USB do carro servem apenas para carregar dispositivos e não para ligação ao sistema de infotainment? Muitos fabricantes identificam estas portas com um símbolo de bateria.
Além disso, muitos veículos não aceitam hubs USB. Ou seja, deve ligar os dispositivos diretamente à porta do carro.
Verifique a compatibilidade e atualize o software
Só porque um dispositivo tem ligação USB, não quer dizer que seja automaticamente compatível com o seu carro. Por vezes, é necessário alterar definições no sistema de infotainment. Se estiver a usar uma pen USB para ouvir música, por exemplo, terá de alterar a fonte de áudio no painel de controlo do carro. No caso do Android Auto ou Apple CarPlay, há um processo de configuração inicial antes de poder usar as funcionalidades.
Tal como os smartphones, os carros modernos recebem atualizações de firmware que corrigem falhas e introduzem melhorias. Se as suas portas USB deixaram de funcionar, verifique se há atualizações disponíveis. Em muitos casos, os updates são feitos automaticamente via Wi-Fi, mas isso depende da marca e do modelo.
Também é importante garantir que os teus dispositivos (smartphones, tablets, etc.) estão atualizados com a versão mais recente do sistema operativo.
Quando o problema pode estar no fusível
Se mesmo após atualizações e limpezas as portas USB continuarem inoperacionais, o problema pode estar num fusível queimado. Verifique no manual onde se encontra a caixa de fusíveis e qual está associado às portas USB. Retire o fusível e observe se a pequena tira metálica no interior está intacta. Se estiver partida, substitua-o por outro de igual amperagem.