As portas USB estão em praticamente todos os computadores pessoais e noutros dispositivos. Embora pareça tudo a mesma coisa existe uma grande variedade de standards. O USB-C é um desses padrões e tornou-se numa das opções mais populares para uma série de diferentes gadgets. Garante mais velocidade, é uma porta mais pequena e sobretudo mais versátil que as versões anteriores. Mas afinal o que torna as portas e os cabos USB-C tão especiais?
O que torna as portas e os cabos USB-C tão especiais?
O USB-C, também conhecido como USB Tipo-C, é efetivamente o grande padrão da indústria para carregamento e transferência de dados. Logo à partida foi concebido para ser mais conveniente e fácil de utilizar do que as versões anteriores. A especificação USB-C suporta transferência de dados de alta velocidade, carregamento rápido e modos alternativos que permitem que estas portas transmitam áudio e vídeo. No entanto, estas funcionalidades são opcionais e não vêm com todos os conectores USB-C.
A característica mais importante do USB-C é que os conectores são reversíveis, permitindo a inserção em qualquer direção. Além disso, fornecem taxas de transmissão de dados mais elevadas em comparação com as gerações USB anteriores.
Ficha reversível
Os conectores USB-C são reversíveis, que é uma das vantagens mais significativas deste tipo de conector sobre os de tipo A e B.
Ao contrário dos conectores USB Tipo-A e USB Tipo-B, que devem ser inseridos de uma forma específica, o conector USB-C é totalmente reversível e pode ser inserido de ambos os lados. Ou seja, sem complicações. Só precisa de inseri-lo uma vez, e funciona imediatamente.
Alta velocidade
Com a especificação USB4 2.0, o USB-C consegue enviar ficheiros até uma taxa de 80Gbps. No entanto, é mais habitual é o padrão de transferência de 3.2 Gen 1, capaz de uma velocidade de 5Gbps.
Disponibilização de energia
A especificação de disponibilização de energia foi introduzida a pedido dos fabricantes de PCs. O protocolo de Entrega de Energia aproveita ao máximo a porta USB-C e pode fornecer até 100 watts de potência (20V/5A). Cem watts pode não parecer muito, mas não se esqueça que a maioria dos portáteis utilizam um carregador com uma potência de 45-65W.
O USB-C também pode regular a potência que fornece para que o dispositivo que está a alimentar receba sempre a quantidade certa.
Modos de utilização alternativos
O USB-C não se limita apenas à transferência de dados. Também pode ser usado para transmissão de vídeo, áudio e energia.
O USB-C suporta vários modos alternativos que permitem a utilização de protocolos não USB sobre o cabo USB-C e a porta. Os protocolos não USB suportados incluem HDMI, DisplayPort, Thunderbolt, MHL e áudio analógico. Isto permite que os dispositivos utilizem uma única porta USB-C para vários fins, como carregamento, saída de vídeo e saída de áudio, o que pode simplificar o design do dispositivo e melhorar a facilidade de utilização.
Tamanho compacto
Entretanto as portas USB-C são perfeitas para os computadores e smartphones devido ao seu pequeno tamanho e versatilidade.