Portagens vão aumentar (e bem)! Quem vai pagar?

Verdade seja dita, as portagens das autoestradas Portuguesas já não são propriamente baratas! Mas, ao que tudo indica, as coisas vão piorar bastante nos próximos tempos, graças a um encarecimento muito significativo já no próximo mês de Outubro.

Afinal de contas, o valor de subida das portagens está anexado à inflação naquele momento. Inflação, que como deve saber, está em valores um pouco assustadores.

Portagens vão aumentar (e bem) a não ser que o estado pague

Via Verde

Portanto, o presidente da Brisa, que é a entidade que gere a grande maioria das autoestradas Portuguesas, veio agora a público alertar relativamente a um tremendo aumento no valor das portagens, ainda em 2022. Ora leia:

“As portagens estão diretamente relacionadas com a inflação do país. Ou seja, é este o indicador que em Outubro irá vai determinar o valor das portagens para o final do ano, e próximo ano. Desta forma, as portagens vão aumentar, de forma significativa, a não ser que o Estado mostre alguma abertura para encontrar mecanismos de compensação para a empresa gestora. Ou então, que inclua a Brisa no grupo de trabalho de renegociação da concessão.”

Entretanto, o estado parece disponível para negociar, mas a coisa fica mesmo por aqui. Pelo menos por enquanto. Num estado de incógnita… Consegue imaginar um aumento de 10% nas portagens? Um custo que terá de suportar além dos já assustadores preços dos combustíveis?

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Via Verde: Pode ser multado por excesso de velocidade?

Nos últimos anos, de vez em quando, lá aparece uma publicação no Facebook a dizer… “Cuidado! Inauguração dos radares nas portagens com o Sistema Via Verde. São 150€ de multa e carta fora.”

Uma publicação, que claro está, é partilhada até à exaustão, nas muitas redes sociais a que temos acesso, pelos utilizadores que acreditam realmente na informação descrita. Mas é tudo treta!

Existem radares nas portagens Via Verde? Não!

Contudo, se por acaso se deslocar à página oficial da Via Verde, especificamente à área “Perguntas Frequentes”, irá encontrar a seguinte informação descrita:

  • “A Via Verde não tem radares instalados nas portagens, nem tem competência para exercer uma atividade de fiscalização do trânsito. Apenas as autoridades de viação e trânsito, nomeadamente a Brigada de Trânsito da GNR, têm competência legal de fiscalização e só estas autoridades têm e podem usar radares”.”

Portanto, a notícia que todos nós já vimos no Facebook e ademais redes sociais é falsa!

Afinal de contas, a própria empresa Via Verde Portugal já desmentiu o assunto, sendo este um mero boato que tarda em morrer.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também