Verdade seja dita, as portagens das autoestradas Portuguesas já não são propriamente baratas! Mas, ao que tudo indica, as coisas vão piorar bastante nos próximos tempos, graças a um encarecimento muito significativo já no próximo mês de Outubro.
Afinal de contas, o valor de subida das portagens está anexado à inflação naquele momento. Inflação, que como deve saber, está em valores um pouco assustadores.
Portagens vão aumentar (e bem) a não ser que o estado pague
Portanto, o presidente da Brisa, que é a entidade que gere a grande maioria das autoestradas Portuguesas, veio agora a público alertar relativamente a um tremendo aumento no valor das portagens, ainda em 2022. Ora leia:
“As portagens estão diretamente relacionadas com a inflação do país. Ou seja, é este o indicador que em Outubro irá vai determinar o valor das portagens para o final do ano, e próximo ano. Desta forma, as portagens vão aumentar, de forma significativa, a não ser que o Estado mostre alguma abertura para encontrar mecanismos de compensação para a empresa gestora. Ou então, que inclua a Brisa no grupo de trabalho de renegociação da concessão.”
Entretanto, o estado parece disponível para negociar, mas a coisa fica mesmo por aqui. Pelo menos por enquanto. Num estado de incógnita… Consegue imaginar um aumento de 10% nas portagens? Um custo que terá de suportar além dos já assustadores preços dos combustíveis?
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Via Verde: Pode ser multado por excesso de velocidade?
Nos últimos anos, de vez em quando, lá aparece uma publicação no Facebook a dizer… “Cuidado! Inauguração dos radares nas portagens com o Sistema Via Verde. São 150€ de multa e carta fora.”
Uma publicação, que claro está, é partilhada até à exaustão, nas muitas redes sociais a que temos acesso, pelos utilizadores que acreditam realmente na informação descrita. Mas é tudo treta!
Existem radares nas portagens Via Verde? Não!
Contudo, se por acaso se deslocar à página oficial da Via Verde, especificamente à área “Perguntas Frequentes”, irá encontrar a seguinte informação descrita:
- “A Via Verde não tem radares instalados nas portagens, nem tem competência para exercer uma atividade de fiscalização do trânsito. Apenas as autoridades de viação e trânsito, nomeadamente a Brigada de Trânsito da GNR, têm competência legal de fiscalização e só estas autoridades têm e podem usar radares”.”
Portanto, a notícia que todos nós já vimos no Facebook e ademais redes sociais é falsa!
Afinal de contas, a própria empresa Via Verde Portugal já desmentiu o assunto, sendo este um mero boato que tarda em morrer.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!