Como deve saber, a passagem numa portagem implica quase sempre um pagamento, tendo como base os quilómetros percorridos, ao mesmo tempo que também se tem em conta a classe do seu veículo.
Porém, como em quase todos os sistemas Portugueses, a separação de classes, apesar de ser necessária para garantir a qualidade e bom funcionamento das nossas estradas, faz muito pouco sentido no formato atual.
Sabe como funciona?
Portagens: O seu carro paga mais? Em Portugal não faz sentido!
Portanto, em Portugal existem 5 classes de veículos, num sistema que tem em conta a altura (medida à vertical do primeiro eixo) bem como o peso do veículo em causa.
Desta forma, a Classe 1 tem em conta todos os veículos ligeiros de passageiros e mistos com dois eixos com um peso bruto superior a 1300kg e inferior ou igual a 3500kg, e uma altura igual ou superior a 1.1m e inferior a 1.3m.
Posteriormente temos a Classe 2 que tem em conta os ligeiros de passageiros, mistos ou de mercadorias com dois eixos com um peso bruto igual ou inferior a 2300kg, altura igual ou superior a 1.10m e inferior a 1.30m.
- Nota: Porém, existe uma grande exceção na Classe 2. Isto porque existem vários veículos que passam a Classe 1 se tiverem Via Verde (ou outro sistema de pagamento de portagem automático). Algo irritante para qualquer entusiasta, porque é um aproveitamento de um serviço para dar a volta à lei. Afinal… Um veículo com Via Verde fica mais baixo e mais leve?
Prosseguindo, temos a Classe 3 para todas as viaturas com três eixos e uma altura igual ou superior a 1.1 metros, e ainda a Classe 4, onde pertencem as viaturas com mais de três eixos e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1.1 metros.
Para terminar, temos ainda a Classe 5, que existe apenas para os clientes Via Verde. Uma exceção em que um motociclo (normalmente classificado como Classe 1), pode passar para Classe 5 ao beneficiar de um desconto de 30%.
Algo que faz sentido, tendo em conta o peso de um motocico face a um automóvel moderno!
Para que servem as classes?
Na teoria, carros mais pesados causam mais danos ao asfalto. Como tal, devem pagar mais portagem para ser possível canalizar esses fundos para a manutenção das estradas. Porém, a altura do veículo acaba por não fazer muito sentido nesta retórica. Chegando até a criar alguma confusão no sistema Português.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!