Todos utilizamos portas USB para os mais variados efeitos. Estão nos computadores, nos telemóveis e até em alguns eletrodomésticos. Uma coisa interessante que eventualmente já reparou é que muitas delas chegam com cores diferentes. Estas variações de cor não são apenas estéticas. Servem um objetivo funcional, ajudando os utilizadores a identificar rapidamente as capacidades de uma porta e a utilização pretendida. Mas o que significa uma porta USB roxa que é muito menos comum?
Se já se deparou com uma destas portas, deve ter ficado curioso sobre o que a distingue das outras. O que precisa de saber é que, tal como as outras cores, uma porta USB roxa não é apenas uma escolha de design única, mas um indicador de implicações técnicas específicas.
O que significa uma porta USB roxa?
Uma porta USB roxa indica normalmente o suporte para a tecnologia USB 3.1, que oferece velocidades de transferência de dados mais rápidas e melhor fornecimento de energia em comparação com as versões USB mais antigas. O USB 3.1 pode atingir velocidades até 10 Gbps, o que o torna significativamente mais rápido do que o USB 2.0 (480 Mbps) e até do que o USB 3.0 (5 Gbps). Esta capacidade de alta velocidade torna as portas USB púrpura ideais para tarefas como a transferência de ficheiros de grandes dimensões, a transmissão de vídeos de alta resolução e o carregamento rápido de dispositivos.
No entanto, é importante notar que as cores das portas USB não são padronizadas em todos os fabricantes. Em alguns casos, as portas USB roxas indicam a utilização do padrão SuperCharge da Huawei. É uma tecnologia proprietária de carregamento rápido concebida para dispositivos Huawei. Estas portas – disponíveis tanto em USB Tipo A como em USB Tipo C – permitem um carregamento mais rápido. Isto com potências superiores de até 66 watts.
Tal como acontece com outras cores de portas USB, como as portas USB vermelhas, a cor nem sempre significa a mesma coisa. Embora as portas USB roxas indiquem normalmente USB 3.1 ou SuperCharge da Huawei, não garantem um padrão específico. Por este motivo, é sempre melhor verificar as especificações ou a documentação do dispositivo para confirmar as capacidades exactas de uma porta USB roxa num determinado dispositivo.