Um dos fatores decisivos na escolha de um veículo 100% elétrico é sem dúvida alguma a sua autonomia. Afinal, o que interessa andar muito rápido, se rapidamente ficamos a pé?
Assim sendo, os resultados dos testes realizados ao novo Porsche Taycan demonstram que a sua eficiência está realmente muito abaixo do esperado… Com uma autonomia muito fraca tendo em conta o tamanho real da bateria.
O novo Porshe Taycan Turbo ‘consume’ o dobro de um Tesla Model 3 Range Plus ao percorrer a mesma distância!
Portanto, tudo isto são dados que podem ser encontrados na Internet no site da EPA! Aliás, pode olhar para o quadro em baixa com várias comparações.
Contudo, esta autonomia fraca foi compensada com um carregamento bem mais potente. Mas será o suficiente?
Como “compensação” à inferior eficiência deste modelo, uma nova atualização no Porsche Taycan garante agora ao carro a capacidade de carregar a uma potência de 350kW. Para ter noção, em comparação, o Model 3 Standard Range Plus fica ‘apenas’ pelos 250kW , e isto apenas nos carregadores V3 da marca.
No entanto, apesar da maior capacidade de carregamento, a sua baixa eficiência é um calcanhar de Aquiles.
Resumidamente, nas condições ideais, em apenas 10 minutos o Porsche Taycan aumentou a autonomia de 135km para uns mais interessantes 193km. Contudo, o aumento é destroçado pelo Tesla Model 3 Standard Long Range, que no mesmo tempo e com menos potência de carregamento garante 257km de autonomia!
O carregamento da Porsche apenas remendou o problema!
É fácil dizer que a Tesla ainda está alguns anos à frente da concorrência neste mercado elétrico. Afinal, apesar do Porsche Taycan oferecer uma melhor sensação de condução, ao ser significativamente mais desportiva, trazer melhor arrefecimento, bem como a qualidade de um Porsche, optar por este carro acaba por ficar muito difícil quando olhamos para a concorrência.
Em suma, apesar dos seus cerca de 320km de autonomia serem suficientes para a maioria dos entusiastas, nunca irá garantir o conforto e tranquilidade de 500-600km de autonomia oferecida pela Tesla em quase todos os modelos.
Ademais, o que acha sobre este assunto? Qual o ponto mais importante na escolha de um elétrico para si? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!