A Porsche deverá revelar o seu primeiro SUV totalmente elétrico em 2024, o Macan EV, que será “o modelo mais desportivo do seu segmento”. Dito isto, apesar de a Porsche estar a adiar o seu lançamento por mais um ano, a empresa está finalmente a revelar algumas informações acerca do que podemos esperar do tão aguardado Macan EV.
Porsche Macan EV: o rei dos elétricos chega em 2024
Apesar da hesitação inicial em apostar numa eletrificação completa, sobretudo devido às questão do desempenho, este conhecido fabricante alemão deixou as dúvidas na gaveta.
Tudo começou com o lançamento do elétrico Taycan, que tem sido um grande sucesso para a Porsche, com a empresa a produzir o seu 100.000 modelo na semana passada.
Aliás o primeiro modelo elétrico da Porsche chegou a superar o icónico Porsche 911 no ano passado, com mais de 41000 entregas.
No entanto, a Porsche não faz questão de abrandar. Assim este fabricante automóvel pretente apostar muito no Macan EV em 2024. De facto, de acordo com os relatos de agosto, a Porsche espera que a produção do seu Macan elétrico consiga o mesmo, se não mais, do que a sua congénere alimentada a gás.
Entretanto com o CEO da Volkswagen, Oliver Blume, ao leme, a Porsche espera que pelo menos metade das vendas totais venham de veículos elétricos até 2025. Algo que poderá aumentar para 80% em 2030.
O lançamento do Porsche Macan EV em 2024 terá provavelmente um papel fundamental em tudo isto.
Mas com o que podemos contar?
O Macan EV será o primeiro modelo da Porsche a assentar na próxima Plataforma Elétrica Premium. Destina-se a veículos elétricos e é desenvolvida em conjunto com a Audi.
Dito isto, esta plataforma está preparada para utilizar um sistema elétrico de 800V, enquanto a Porsche utilizará baterias de 100 kWh. De acordo com a empresa, este é o tamanho ideal para uma gama superior e de desempenho.
A Porsche diz ainda que pretende melhorar ainda mais as velocidades de carregamento (acima dos 270 kW do Taycan). O objetivo é conseguir-se um carregamento dos 5% a 80% em menos de 25 minutos.
Entretanto a plataforma PPE será desenvolvida para sistemas de tração traseira e integral. Dois motores arrefecidos a liquído produzirão até 603 cavalos. A Porsche também vai trocar os semicondutores de silício por carboneto de silício, que é mais adequado para modelos de potência superior.
O motor traseiro está atrás do eixo traseiro, como no 911, naquilo a que a Porsche chama o seu Eixo Traseiro de Desempenho.
As entregas do Macan EV estão previstas para 2024, com a Porsche a ter como alvo um lançamento oficial no final de 2023 ou 2024, à medida que finaliza a afinação.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!