Raramente compro algo, sem ser software/jogos, por pré-compra. Normalmente gosto de experimentar algo, mexer, tocar, sentir, antes de efectivar a compra.
No entanto com a Canon M50 não o fiz, e acabei a fazer a pré-compra numa loja online nacional.
A Experiência Canon
Ao longo dos últimos anos a câmera que mais tenho usado é a minha Canon G9X. Gosto da sua versatilidade e tamanho. Após testar, para este teste, a Canon 200D ainda pensei seriamente na sua compra durante uns tempos.
Era leve, mas não tão pequena como o que queria. O sensor APS-C da Canon teve um comportamento exemplar. Tal como Dual Pixel Auto-Focus, e o único ponto que não me deixou completamente fã foi apenas ter 9 pontos de auto-focus.
Mais tarde também testei a 77D da Canon, onde a abundância de pontos, 45, a tornavam uma máquina mais precisa sem grande problema. Em ambos os casos o processador Digic 7 foi sempre um excelente auxílio.
O Preço da M5 como dissuasor
No meio de tudo isto, apesar de não ter ainda usado, a Canon M5 tinha-se tornado a máquina que queria ter. Com bastantes pontos de auto-focus, mais leve e pequena visto ser mirrorless, mas mantendo todos os pontos positivos da 77D. Isto aliado a manter também um Viewfinder, mas digital.
Tinha no entanto o problema do preço. 1500€ pelo kit é algo pesado para o meu orçamento para este hobby nesta fase.
Quando surgiu a Canon M50 fiquei pasmado. 99 pontos de autofocus para todas as lentes, sendo que com algumas chega mesmo aos 143. Novo sensor Digic 8, e um formato muito semelhante à M50. Mesmo que perca alguns dos botões físicos.
Isto aliado ao sensor APS-C que já conhecia e gosto. Dual Pixel Auto Focus, em toda a sua operação menos quando filma a 4k. Que também é uma novidade nesta linha.
Sinceramente não me importa muito o 4k, e parece que a implementação do mesmo não é a perfeita. Preocupa-me especialmente a fotografia, e aí esta máquina é monstruosa. Para aliar a isso no vídeo poder fazer HD a 120 frames por segundo vai dar para fazer alguns vídeos em camera lenta engraçados. E em Full HD 60 frames por segundo assegura a qualidade de vídeo ideal para youtube neste momento.
Ou seja para mim esta máquina é até um upgrade, pelo Digic 8 e pontos de foco, à M5 que eu queria. Quando vi o preço de 750€ em kit, basicamente metade da M5, parei um bocado. Dei uma noite de sono sobre o assunto, e fiz aquilo que raramente faço, uma pré-encomenda.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!