Sabe qual é a razão do porquê de a velocidade indicada pelo GPS (KM/h) ser diferente (inferior) à velocidade indicada pelo painel de instrumentos do seu carro?? Ora bem, em poucas palavras, nem GPS nem o painel de instrumentos indicam a velocidade instantânea de forma 100% correta! Sabe porquê?
Antes de mais nada, existe uma razão importante e na verdade bastante lógica para o seu automóvel indicar uma velocidade superior à real. Entenda!
As fabricantes têm de seguir uma panóplia de restrições legais, por isso, a velocidade é sempre inferior à demonstrada no velocímetro! Porquê? Para não serem multadas pelos reguladores.
Resumidamente, as fabricantes tem de seguir imensas normas legais na criação de um qualquer veículo automóvel, e claro, a velocidade demonstrada no painel é uma delas.
Neste campo, as empresas vão sempre precaver por excesso, de forma a conseguir ficar dentro da diretiva europeia que controla toda a regulamentação e produção automóvel. Assim, em forma de zelo, o seu velocímetro vem “programado” para demonstrar uma velocidade acima da real.
Porquê? É muito simples! É assim que as empresas garantem que não excede a velocidade em todos os locais. Aliás, tudo vem pensado desde as etapas de design de cada automóvel, visto que cada marca também tem em conta as variações que ocorrem com a utilização do carro por cada consumidor diferente, desde o desgaste dos pneus, pneus diferentes e até a utilização de jantes diferentes (maiores, mais pequenas, mais leves, etc…).
A diretiva em questão é a “Directiva 75/443/CEE do Conselho, de 26 de Junho de 1975” clique e tire as suas dúvidas.
O “erro” na velocidade é diferente de modelo para modelo! E claro, de marca para marca.
Existem alguns modelos que demonstram uma velocidade muito perto da real, enquanto outros estão muito longe dessa marca. Curiosamente, regra é que quanto maior for a sua velocidade instantânea, maior é a margem de erro!
Sim… o velocímetro do seu carro não indica a velocidade real a que o seu veículo se desloca e isto tem várias razões para acontecer, na sua maioria legais. Assim, esperamos ter tirado algumas dúvidas, e claro, não queremos desanimar ninguém. Dito tudo isto, se por acaso conhece algum condutor com um carro tipo VW Polo 1.6 TDI que afirma chegar aos 200 km/h, na verdade, nem em sonhos lá chega. Diga-lhe isso.
Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!