É verdade que os preços da memória RAM hoje em dia são um exagero a comparar com outros tempos, mas não é por acaso!
A pergunta que deveria ser feita é… “Porquê que a RAM era vendido a um preço tão mais baixo em comparação com os outros semicondutores?”
A razão para ter sido tão barata é muito simples… Existiam muitos fabricantes, por isso em cada 3 anos, os preços desciam significativamente, e assim um fabricante abria falência.
Em 2009 por exemplo, a memória RAM estava a ser vendida abaixo de custo, e então a Qimonda faliu… Por isso a Micron aproveitou e comprou a empresa.
Similarmente em 2012 a Micron comprou a Elpida e claro em 2003 também já tinha comprado uma fábrica da Toshiba.
Mas mais importante que isto, os fabricantes não estão a investir em novas fábricas!
A Nanya e Winbond licenciavam a sua tecnologia a partir da Qimonda e Elpida. Mas como a Micron adquiriu estas duas empresas, cortou este licenciamento à Winbond, continuando um acordo com a Nanya, mas noutros moldes.
Em suma, hoje em dia só existem 3 fabricantes, e a procura é extremamente alta! Por isso, estas empresas estão finalmente a ganhar dinheiro a sério, em vez de se preocuparem com a sua sobrevivência.
Por exemplo, as margens da Intel têm sido tradicionalmente à volta dos 65%, a Micron está agora a chegar aos 58%, marca que nunca foi tão alta como agora! Para ter noção dos valores, até agora a margem tem rondado os 20%.
Em síntese, os preços estão dentro da normalidade no mundo informático, desde quando é que fazer dinheiro é um crime? É para isso que estas empresas existem!
Provavelmente os preços não voltarão a descer, a não ser que entre um novo fabricante no mercado! Talvez uma empresa Chinesa? Há muito que se fala nesse acontecimento, mas até agora nada…
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!