Pombo-Correio vs Fibra Ótica: O Pombo ganha!

Isto pode parecer não fazer grande sentido. Afinal de contas, comparar a velocidade da Internet moderna com a entrega a partir de pombos correio não faz mesmo muito sentido em 2023. Mas… A realidade é que se for para entregar quantidades absurdas de dados de uma só vez, até uma certa distância, o pombo é o meio de transferência mais rápido e fiável.

Ou seja, pombos-correio podem, teoricamente, transferir dados mais rapidamente do que uma ligação à Internet gigabit num raio de 800 quilómetros.

Pombo-Correio vs Fibra Ótica: O Pombo ganha!

Portanto, caso não saiba, o pombo-correio é uma forma muito antiga de comunicação à distância. Estamos a falar do envio de mensagens entre distâncias de várias centenas de quilómetros. O que levanta uma questão, e se enviar Pens USB ou Cartões microSD com elevadas capacidades de armazenamento de informação?

Caso não saiba, foi feito um teste em 2009 com o envio de um pombo equipado com um cartão SD de 4GB, o que resultou na derrota da Internet da altura! Afinal de contas, enquanto o pombo demorou 2 horas a percorrer perto de 100 quilómetros, a ligação à Internet tinha feito apenas download de 4% dos dados. Dito tudo isto, este mesmo teste poderia ser replicado em 2023 com uma quantidade de dados muito maior.

Aliás, temos um novo modelo matemático que prova esta mesma hipótese. Veja o vídeo em baixo.

Óbvio que ninguém vai trocar a sua Internet por pombos. Mas é inegavelmente incrível saber que esta forma icónica de trocar informação ainda é capaz de ser viável em alguns casos de uso. O pombo é incrível!

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também