Poco F2 Pro: novo caso de sucesso ou um grande flop?

Ainda me lembro quando foi lançado o Pocophone F1, ou se preferirem, o Poco F1. Não é daqueles equipamentos que nós procuramos pela beleza. De facto, parece que estávamos perante um gama média dos tempos iniciais da Xiaomi. No entanto, gerou muito buzz devido ao coração. É que no interior de uma manta de retalhos, estava um interior topo-de-gama. Foi uma experiência interessante e que sobretudo correu bem. Agora parece que temos um novo dispositivo a caminho e ainda por cima com a designação Pro. Mas estará o Poco F2 Pro à altura das expectativas?

Poco F2 Pro: novo caso de sucesso ou um grande flop?

Vamos começar para olhar para o que este dispositivo pode trazer. Há uns dias um smartphone chamado Poco F2 Pro apareceu na página de suporte oficial do Google Play. Mais do que isso, apareceu juntamente com a designação K30 Pro. Ou seja, conseguimos ficar a saber logo as eventuais características deste dispositivo e de certo modo também o preço.

Vamos começar então pelas características técnicas, considerando que o Poco F2 Pro é de facto um Redmi K30 Pro.

Assim o Poco F2 Pro vai chegar com uma verdadeira experiência de ecrã total de 6,67 polegadas. Temos ainda uma resolução de 1080p e uma proporção de 92,7%. Destaca-se ainda o sensor de impressões digitais integrado no ecrã.

Já o ecrã terá bastante qualidade. É um OLED com assinatura da Samsung que num pico de brilho pode atingir os 1200 nits.

No painel não vão existir furos nem monocelhas. Tudo porque este dispositivo conta com uma câmara pop-up. Uma abordagem que pessoalmente acho muito interessante.

Ao contrário de muitos equipamentos que estão a ser lançados agora, este ainda não vai apostar numa taxa de atualização de 90Hz.

No caso do chipset teremos a integração de um processador Qualcomm Snapdragon 865 e um modem Snapdragon X55. Ele suporta redes 5G de modo duplo NSA / SA. Em termos de bandas de frequência 5G, o K30 Pro suporta várias bandas de frequência de n1, n3, n41, n78 e n79.

Poco F2 Pro

Entretanto, estará também presente a tecnologia de memória LPDDR5 de nova geração que possui uma largura de banda máxima de transmissão de 44 GB/s. No caso do armazenamento teremos o suporte para o protocolo UFS 3.1 que permite ler e escrever até velocidades de 777 MB/s.

Ao nível das câmaras este equipamento deverá apostar num sensor IMX686 de 64 megapixéis da Sony.

Terá também outra câmara ultra-angular de 13 megapixéis e uma telefoto de 5. Destaca-se ainda um sensor de profundidade de dois megapixéis. Já a Zoom Edition terá uma câmara telefoto de 8 megapixéis e vai suportar zoom óptico de 3x e zoom digital de até 30x. O sensor principal e telefoto têm estabilização ótica de imagem.

Destaca-se ainda a bateria com capacidade de 4700mAh e os 33 watts de carregamento rápido com fio. Este dispositivo pode ser totalmente carregado em 63 minutos.

Ao nível de preços considerando que lá fora o Redmi K30 Pro pode ser adquirido por cerca de 530 Euros não é de estranhar que seja lançado em Portugal com um custo à volta dos 600 e poucos Euros.

Considerando este preço não sei realmente se o Poco F2 será um caso de sucesso, pelo menos como foi a primeira versão. É que a Poco ficou na cabeça da maioria das pessoas como a marca que disponibilizava topos-de-gama (mesmo que fosse apenas por dentro) ao preço dos gama média. Um preço de 600 Euros já não tem nada de preço de gama média. Claro que o processador é de última geração e não da anterior. Ainda assim, prevejo que os argumentos não vão chegar para desviar os utilizadores das marcas mais conhecidas. Ou seja, desta vez, a jogada não terá sido tão boa.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também