Vai aderir aos pneus sem ar? As vantagens e desvantagens!

Embora os pneus tenham evoluído muito desde os primórdios da era automóvel, o seu conceito básico manteve-se o mesmo. Os pneus tradicionais de alta pressão são utilizados para apoiar o automóvel. Também para absorver os solavancos e proporcionar a tração e a aderência necessárias para o conduzir em segurança. Os pneus sem ar, também conhecidos como pneus não pneumáticos ou pneus sem furos, são, no entanto, uma nova conceção revolucionária. Assim eliminam a necessidade de manter os pneus cheios de ar.

Vai aderir aos pneus sem ar? As vantagens e desvantagens!

Os pneus sem ar “sem furos” são assim chamados porque nunca são cheios de ar. Por isso, nunca podem sofrer um furo. Embora a utilização seja já uma realidade em pequenos veículos, como carrinhos de golfe motorizados ou equipamentos como cortadores de relva, o seu ensaio e aplicação em grandes veículos de passageiros é um desenvolvimento mais recente.

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A maioria dos modelos de pneus sem ar utiliza fortes raios entrelaçados ou estruturas semelhantes a malhas que rodeiam a roda. Assim podem flexionar e mudar de forma à medida que o carro se desloca e passa por cima de solavancos.

Quais são as vantagens?

A vantagem mais imediata de um pneu sem ar é que elimina o risco de um furo, que pode deixar o seu carro na berma da estrada enquanto muda a roda, procura o kit de reparação de furos ou espera por ajuda.

É menos provável que tenha problemas com os pneus sem ar já que não podem ter um furo. Os testes rigorosos da Goodyear aos pneus sem ar revelam que, embora seja possível que os raios se deformem e partam, podem continuar a funcionar em segurança depois disso.

Não precisa de pneus sobresselentes

Dado que é muito menos provável que os condutores se deparem com um problema com os seus pneus, haverá menos necessidade de um pneu sobresselente ou de um kit de reparação de furos nos automóveis. Nos últimos tempos, tornou-se muito menos comum os automóveis virem com pneus sobresselentes de tamanho normal. Muitos vêm apenas com pneus que poupam espaço e que não podem ser utilizados durante longos períodos de tempo, ou que têm um tubo de massa de reparação de furos e um insuflador de pneus elétrico. Os pneus sem ar eliminam completamente a necessidade deste equipamento, deixando mais espaço de arrumação na bagageira para a bagagem.

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Poupar dinheiro

Os pneus sem ar podem também durar até três vezes mais do que os pneus convencionais, o que significa que terão de se substituir com muito menos frequência. As pressões dos pneus não precisam de se ajudar, o que significa que os pneus estão sempre a funcionar no estado ideal para economia de combustível e proteção contra o desgaste excessivo.

Os pneus sem ar podem-se reciclar facilmente

Muitas empresas de pneus afirmam que os seus modelos são feitos de materiais completamente reciclados e podem ser reciclados no futuro para criar novos pneus. A Bridgestone chama a isto o seu sistema “cradle-to-cradle”, e os seus pneus não pneumáticos serão os primeiros de todos os tipos de pneus a tornar isto uma realidade.

Quais são as desvantagens dos pneus sem ar?

Mais ruidosos

Uma das limitações dos pneus sem ar é o facto de serem atualmente muito mais ruidosos do que os pneus convencionais cheios de ar. Os pneus sem ar também transmitem mais vibrações através do veículo do que os pneus tradicionais. Isto embora a tecnologia esteja a progredir para melhorar este aspeto. No entanto, por enquanto, os condutores habituados à resposta e à sensação dos pneus normais poderão ter dificuldade em habituar-se aos pneus sem ar.

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Os pneus sem ar são caros

Pelo menos por enquanto são mais caros. Se e quando os pneus sem ar de maiores dimensões estiverem disponíveis para os veículos de passageiros do dia a dia, também é provável que sejam relativamente caros no início. No entanto, se se tornarem populares e se generalizarem, os custos elevados poderão eventualmente baixar.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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