Os pneus são muito importantes para o funcionamento e longevidade do seu veículo. Mas embora muitos reconheçam isto, pode estar também simultaneamente a adotar maus hábitos que acabam por prejudicar e muito a saúde do automóvel. Assim não confie nisto que dizem dos pneus do seu carro para não ter surpresas.
Existem vários mitos transmitidos pelas pessoas que muitas vezes vão em direcções muito extremas. Quer sobrestimando as capacidades dos seus pneus, quer não ligando à sua necessidade de manutenção. Embora os pneus sejam certamente resistentes e possam aguentar a sua quota-parte de abuso de tempos a tempos, não é sensato tomá-los como garantidos.
Encher um pneu até ao máximo
Nunca deve ter ar a menos nos pneus. No entanto, muitas pessoas podem pensar que, se fizerem o contrário, ficarão com pneus mais fortes do que tinham antes. No entanto, embora possa ser tentador compensar em excesso levando o pneu ao máximo, fazê-lo é, na verdade, uma proposta bastante perigosa.
Para saber quais são os níveis recomendados, deve consultar o manual do proprietário do seu automóvel, que o informará sobre a pressão dos pneus adequada ao peso específico do seu veículo. Também pode encontrar esta informação na etiqueta da porta lateral do lado do condutor.
Os pneus para todas as estações podem resistir a todas as condições
Os pneus para todas as estações podem soar como a solução tudo-em-um para enfrentar facilmente todo e qualquer cenário climático. Mas esse nome é, de facto, um pouco enganador. Claro que são feitos para serem melhores do que os seus pneus de passageiros comuns, mas não são tão capazes como pode pensar.
Como o seu nome indica, os pneus para todas as estações são concebidos para se adaptarem às alterações típicas da estrada que surgem com a mudança das estações. São ideais para proporcionar conforto e apoio durante a condução à chuva, queda de neve ligeira e estradas secas, comuns na maioria dos climas moderados. No entanto, dependendo do local onde vive, poderá ter de mudar para tipos de pneus ainda mais extremos em determinadas alturas do ano. Infelizmente, os pneus para todas as estações não lhe servirão de muito em condições climatéricas intensas de inverno ou verão, uma vez que, normalmente, não possuem os compostos de borracha e os padrões de piso específicos para enfrentar esse tipo de terreno em segurança.
Os sistemas de controlo da pressão dos pneus são sempre fiáveis
Hoje em dia, seria difícil encontrar um carro que não inclua uma série de funcionalidades de notificação que ajudam a apontar para potenciais problemas. No entanto, os sensores nem sempre são fiáveis.
Muitas vezes apresentado como um ecrã eletrónico do seu carro no painel de instrumentos, os sistemas de controlo de pressão avisam-no acerca dos pneus que estão a ficar com pouca pressão de ar. É comum pensar-se que este símbolo é tudo o que precisa de fazer para controlar a pressão de ar dos seus pneus. Mas, na realidade, ver um aviso de pressão dos pneus aparecer no seu painel de instrumentos é um sinal muito mais grave. Normalmente, este aviso só aparece quando um pneu está 25% abaixo da pressão de ar recomendada que, como dissemos anteriormente, se encontra normalmente no seu manual do proprietário ou numa etiqueta na porta do condutor. Ou seja, estes sensores não substituem uma verificação feita por si. Até podem não alertar o condutor, por algum motivo.
A melhor forma de combater esta situação é aprender a verificar corretamente a pressão de ar dos seus pneus utilizando um manómetro. A partir daí, deve verificar regularmente todos os seus pneus – recomenda-se, normalmente, uma vez por mês – e agir em conformidade se notar algo de errado.
Só precisa de substituir um ou dois pneus de cada vez
Qualquer pessoa que já tenha substituído os seus pneus está bem ciente do quão dispendioso pode ser substituir apenas um. Por isso, é tentador querer trocar apenas um ou dois pneus de cada vez. Isto ao contrário do que acontece quando chega a altura de os substituir.
Esta prática é uma forma de pensar especialmente errada que pode levar a consequências graves a longo prazo. Os seus pneus actuais terão diferentes níveis de desgaste em comparação com os que adicionar, mesmo que partilhem a mesma informação e classificações laterais. Isto pode, em última análise, resultar numa tração e num desempenho geral inconsistentes. Para além de serem menos confortáveis durante os passeios regulares, podem revelar-se um grande perigo na estrada. Especialmente em situações de emergência em que é da maior importância que os seus pneus estejam estáveis.
Quando substituir os seus pneus, é melhor comprar sempre um conjunto completo de quatro pneus em vez de apenas um ou dois novos para reduzir a possibilidade de problemas de desempenho no futuro.
Todos os carros vêm com um pneu sobresselente
Enquanto os carros de antigamente quase sempre tinham espaço para incluir pneus sobresselentes, os fabricantes de veículos nos anos mais recentes removeram-nos para aumentar a eficiência do combustível.
A única outra solução fornecida em alguns casos é um kit que inclui selante e insuflador, ou pneus run-flat em alguns casos. Estes kits têm grandes limitações, uma vez que só conseguem reparar os furos mais pequenos e só podem ser utilizados durante períodos de tempo limitados.