Qual a razão para se trocar apenas os pneus do carro aos pares? 

Independentemente do tipo de carro que conduz, os pneus são muito importantes. A aderência e a tração proporcionadas pelos pneus determinam a suavidade da aceleração, da direção e da paragem rápida do automóvel. Mas, tal como acontece com qualquer peça do automóvel, os pneus desgastam-se. E é tentador substituir apenas os que parecem mais desgastados, uma vez que os pneus novos custam um bom dinheiro. Mas qual a razão para se trocar apenas os pneus do carro aos pares?

Qual a razão para se trocar apenas os pneus do carro aos pares? 

É quase do senso comum que misturar um pneu novo com três mais velhos pode desequilibrar o equilíbrio do seu carro, tornando a sua condução estranha e colocando-o potencialmente numa situação de risco na estrada. No entanto, o que é que um condutor preocupado com o seu orçamento pode fazer? Se não puder trocar os quatro pneus, a melhor opção é substituir dois de cada vez.

Porquê mudar os pneus aos pares?

Os quatro pneus não servem apenas para dar ao seu carro um aspeto completo. São cruciais para distribuir o peso do seu carro uniformemente e garantir que tem sempre o controlo. Quer esteja a travar, a acelerar ou a fazer curvas, são os pneus que o impedem de deslizar para fora da estrada.

Caiu num buraco

Quando os pneus se desgastam, normalmente fazem-no de forma desigual. Os pneus dianteiros podem desgastar-se mais rapidamente num veículo com tração dianteira, uma vez que são eles que suportam a maior parte da pressão de direção e de travagem. Por outro lado, num veículo com tração traseira, os pneus traseiros podem desgastar-se mais rapidamente, uma vez que são eles que puxam a maior parte do peso da aceleração.

Substituir apenas um pneu altera o equilíbrio e o comportamento do seu automóvel. Mudar os pneus aos pares é a forma mais segura de manter o equilíbrio e garantir que o comportamento não é tão estranho. E não se trata apenas de uma questão de desempenho. É também uma preocupação de segurança. Imagine que está a conduzir numa estrada molhada e os seus pneus não têm níveis iguais de profundidade do piso. O seu automóvel pode não ser capaz de se comportar de forma tão previsível e, sem uma aderência estável, pode perder o controlo.

Coisas a considerar antes de mudar os pneus

Embora seja verdade que a compra de dois pneus possa parecer um grande rombo no seu orçamento, pode, na verdade, poupar-lhe dinheiro e aborrecimentos a longo prazo. Os pneus que se desgastam uniformemente tendem a durar mais tempo. Isto significa que não terá de os substituir com tanta frequência. Além disso, a manutenção de bons pneus melhora a eficiência do combustível do seu carro, poupando-lhe dinheiro na bomba.

Carro, iuc, ruído pneus

Mas como é que sabe quando é altura de substituir?

Haverá indicadores físicos, como alguns pontos carecas aqui e ali. Além disso, pode ser possível perceber pela forma como o carro se move. Por isso, sempre que estiver ao volante, preste atenção à forma como o carro se comporta. Se não for tão reativo, ou se deslizar mais facilmente em estradas escorregadias, pode ser o sinal de que precisa de ser substituído. Até os fabricantes recomendam a substituição dos pneus ao fim de cinco ou seis anos.

som de batida no automóvel

Quando estiver pronto para substituir os seus pneus, certifique-se de que está a escolher os pneus certos para o seu automóvel, a estação do ano e o terreno. Em primeiro lugar, o que funciona para um desportivo não funciona para um SUV familiar. Além disso, não pode escolher qualquer marca. Os pneus novos têm de combinar com os antigos. E não deve misturar pneus de verão com pneus para todas as estações.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também