Pode utilizar pneus de tamanho diferente no carro?

É muito importante investir num bom conjunto de pneus para o seu automóvel. Eles tornam o seu veículo seguro para conduzir, permitindo-lhe encontrar tração na superfície da estrada e protegendo os componentes internos do seu carro em estradas irregulares e esburacadas. Entretanto se por algum motivo necessitar de um pneu e não houver exatamente o que procura pode utilizar pneus de tamanho diferente no seu carro?

Utilizar pneus de tamanho diferente em emergência

Teoricamente, se uma situação o exigir, é possível conduzir com pneus incompatíveis. Talvez esteja numa emergência e precise de levar o seu carro para um local próximo, ou esteja numa situação de aperto e tenha à mão pneus ligeiramente maiores ou mais pequenos para substituir os que estão estragados. Dito isto, manter esta configuração de pneus a longo prazo não é de todo uma boa ideia. Se pensa que trocar um ou dois pneus velhos e gastos por pneus de outro tamanho só porque já os tem vai poupar dinheiro, vai ter uma surpresa desagradável. Isso e uma pesada conta de mecânico ou, no pior dos casos, de médico. Os danos em que o seu veículo e o dono podem fisicamente incorrer não valem a pena o risco.

invalidar a garantia do automóvel, se vai comprar pneus novos não ignore esta letra!, pneus de tamanho diferente

Os pneus incompatíveis apresentam alguns perigos graves

Misturar e combinar tamanhos de pneus no seu carro não é uma boa ideia por várias razões. Por um lado, corre o risco de desgastar o seu diferencial. Este sistema foi concebido para breves diferenças na velocidade das rodas, mas tamanhos de pneus diferentes significam que as suas rodas estão constantemente a funcionar a velocidades diferentes, o que não é sustentável.

Pior ainda, os diferentes tamanhos de pneus podem aumentar o desgaste de outros elementos da transmissão, da suspensão, do sistema de travões e muito mais.

Entretanto com pesos diferentes, os pneus desgastam-se de forma desigual, correndo assim o risco de rebentarem. Tamanhos diferentes significam níveis diferentes de tração, o que pode diminuir a eficiência de manuseamento do veículo. Uma vez que os pneus de tamanhos diferentes rodam a ritmos diferentes, a falta de correspondência pode criar leituras imprecisas do velocímetro. Isto torna mais difícil respeitar os limites de velocidade, manter-se seguro e permanecer dentro dos parâmetros da lei.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também