A PlayStation Vita foi um autĂȘntico ‘fail’… A Sony tem um historial no mundo das consolas cheio de sucessos! Afinal de contas, a PlayStation 1 foi o inĂcio de uma autĂȘntica dinastia que continua atĂ© hoje, e parece estar prestes a receber a sua prĂłxima entrada, a PlayStation 5.
No entanto, tambĂ©m Ă© verdade que a gigante Japonesa tambĂ©m cometeu alguns erros… Especialmente na sucessora Ă velhinha consola portĂĄtil PSP, que apesar de nĂŁo ter sido um sucesso a 100%, teve nĂveis de vendas muito interessantes. Como jĂĄ deve ter percebido, vamos falar um pouco da PS Vita, a segunda e provavelmente Ășltima consola portĂĄtil da Sony.
A Sony PlayStation Vita foi um autĂȘntico ‘fail’… Mas porquĂȘ?
Portanto, existem vårias razÔes para a segunda consola portåtil da Sony ter falhado redondamente no mercado. Por isso, vamos falar daqueles que são para nós os factores mais importantes.
1. Poucos jogos
Caso nĂŁo saiba, a Sony jĂĄ anunciou o fim da produção da consola em 2019. No entanto, o que provavelmente nĂŁo sabe, Ă© que a empresa nĂŁo desenvolve jogos para a consola desde 2015. O que acabou por afastar quase todos os estĂșdios third party realmente importantes. Ao fim ao cabo, se a prĂłpria marca nĂŁo suporta o seu hardware, porque Ă© que as outras empresas iriam arriscar investir na consola?
2. CartÔes de memória proprietårios Super Caros
Em boa verdade, a Sony sempre adorou usar cartĂ”es de memĂłria da sua autoria. Foi este o caso na PS1, PS2 e PSP. No entanto, a PS Vita levou isto a um nĂvel completamente novo, visto que nem sequer usava os cartĂ”es de memĂłria tradicionais da Sony (Memory Stick Duo), usava um standard criado apenas e sĂł para a consola, que infelizmente, eram demasiado caros na altura do lançamento da consola. Para ter noção, um cartĂŁo de 64GB custava metade do preço da consola. Se por ventura a Sony tivesse optado pelo uso de cartĂ”es SD (ou atĂ© Memory Stick), as vendas da consola teriam sido bastante mais altas.
3. Os smartphones também tiveram culpa!
Em boa verdade, desde 2010 que o mercado mobile de jogos começou a mudar o seu foco para os smartphones. Por isso, ter de concorrer com a Nintendo 3DS, 2DS, e ademais modelos… E ainda com o mercado de smartphones, acabou por ser algo demasiado pesado para as costas da PS VIta.
4. Demasiados ‘ports’ da PS3 e PS4
Uma consola precisa de ter jogos exclusivos para sobreviver. Caso contrĂĄrio, o caso fica demasiado complicado… E claro estĂĄ, a PS Vita Ă© um exemplo disto mesmo. Grande parte da biblioteca de jogos da consola portĂĄtil sĂŁo vulgares ‘ports’ de jogos anteriormente lançados na PS3 e PS4. AliĂĄs, alĂ©m de serem jogos de outras consolas, eram tambĂ©m ‘ports’ muito mal conseguidos, que corriam horrivelmente no hardware da Vita.
5. A prĂłpria Sony desistiu da sua consola!
A gigante Japonesa desistiu da sua segunda consola portĂĄtil demasiado cedo, para se focar na PS4 e PSVR. Assim, enquanto a Nintendo 3DS tinha um forte apoio da Nintendo, a PS Vita foi abandonada, ficando a definhar num mercado extremamente competitivo.
6. A PS Vita era demasiado poderosa, e por isso… Demasiado cara!
Existia uma diferença de performance gigantesca entre a Vita e a Nintendo 3DS. Assim, os jogos nĂŁo podiam ser tĂŁo simples quanto os tĂtulos lançados para a 3DS. E por isso, o investimento dos estĂșdios tinha de ser muito mais alto no lado da Sony. Isto em conjunto com as 5 razĂ”es previamente mencionadas, tambĂ©m ditou a sentença da consola.
A Sony PlayStation Vita foi um autĂȘntico ‘fail’… Mas porquĂȘ? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opiniĂŁo nos comentĂĄrios em baixo.
Receba as notĂcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. Ă grĂĄtis!