Como noticiámos aqui, a Sony tem uma revisão da PlayStation 5 no mercado, que aparentemente baixa a complexidade de construção, bem como o seu preço de produção. Como? Bem, o sistema de refrigeração é agora menos potente, o que na ótica de muito boa gente, faz com que o novo modelo da consola seja pior a médio/longo prazo.
No entanto, segundo uma análise da Digital Foundry, apesar do “downgrade” no sistema de refrigeração da consola, a experiência de utilização, e qualidade de construção continua a ser exatamente a mesma. Ou seja, continua a ser uma PS5 completamente normal!
PlayStation 5: Revisão piorou a consola! (mas não faz mal)
Portanto, no início desta semana, tivemos a primeira unidade revista da PS5 a ser desmontada na Internet, revelando o seu novo e renovado sistema de cooling. Que entre várias outras alterações, apresenta agora dissipadores de calor mais pequenos, bem como uma ventoinha, também ela, mais pequena. Ou seja, o resultado desta brincadeira é nada mais nada menos que uma consola mais quente.
Mas isto não serviu apenas para baixar o custo de produção da Sony PlayStation 5. Isso é uma falácia. A equipa de engenharia chegou à conclusão que o sistema era demasiado robusto para a utilização no mundo real. Como tal, decidiu cortar um pouco. Uma decisão estratégica que não só melhora os números de produção, como também melhora a lucratividade de todo o projeto.
Ou seja, a consola não é necessariamente “pior”, é apenas ligeiramente diferente! Oferecendo o mesmo exato pacote que o modelo original trouxe para cima da mesa na altura do seu lançamento.
Afinal de contas, foram feitos testes de stress, com jogos conhecidos por puxar muito pela consola, como Control (com Ray Tracing ligado), e os números recolhidos foram os “normais”. A consola consumiu exatamente o mesmo, a temperatura é muito similar, etc… Em suma, se por ventura quer uma PS5, e está preocupado com o novo modelo, não há grandes razões para ficar já com suores frios.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!