Muito se tem falado acerca da PlayStation 5 Pro, a próxima grande consola da Sony, que vem com a grande missão de elevar a atual geração a um nÃvel de performance mais alto.
Aliás, a PS5 Pro deverá ser um pedaço de hardware capaz de fazer cumprir as nossas expetativas iniciais para esta geração de consolas, ao oferecer jogabilidade 4K a 120Hz em todo e qualquer jogo, sem sequer soluçar.
Vamos ficar a saber mais?
PlayStation 5 Pro: Vai até aos 3.85GHz no CPU e tem RDNA 4!
Portanto, como já dissemos mais vezes, o CPU da PS5 Pro vai ser idêntico ao da PS5 original. Porém, a frequência vai ser um pouco mais alta graças às melhorias feitas ao processo de produção do processador, e evolução do sistema de refrigeração da consola. O novo CPU da PS5 Pro vai ser capaz de ir aos 3.85 GHz, ou seja, um valor 10% acima do atual.
Além desta mudança, vamos ver também melhorias no sistema de memória que é agora capaz de oferecer uma largura de banda de 576 GB/s em vez dos atuais 448 GB/s. O sistema de aúdio também vai melhorar com um ACV mais poderoso.
Mas, o mais interessante… Está no lado do GPU!
É aqui que estão as maiores mudanças, com o GPU da PlayStation 5 Pro a dar um salto para a arquitetura RDNA 4 da AMD, o que por sua vez também significa suporte a muitas das tecnologias mais recentes e interessantes da gigante do processamento.
Isto significa um aumento na performance de rasterição à volta dos 50%, e ainda um aumento na performance Ray-Tracing entre os 300% e 400%. Tudo isto sem contar com o aumento de performance dos motores de upscalling com a ajuda de IA.
Quanto chega?
A PS5 Pro chega ao mercado em Outubro ou Novembro de 2024, com um preço ligeiramente superior face ao atual da PS5 Slim. Porém, é esperado que a Sony aproveite a situação para baixar os preços dos modelos mais antigos.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!