A Sony adora lançar versões mais básicas, e também mais apetrechadas, das suas consolas, de forma a baixar custos de produção se estivermos a falar da primeira possibilidade, ou a aumentar as percentagens de lucro, se estivermos a falar da segunda. (A Microsoft também faz isto, mas é inegável que estes nomes estão muito mais associados ao ecossistema Sony PlayStation).
No entanto, muito graças ao COVID-19, e aos seus efeitos que teimam em desaparecer, começa a ser cada vez mais certo que as versões Pro pensadas para a nova geração, de ambas as fabricantes, podem não vir a ser uma realidade nos próximos tempos.
Pessoalmente, acredito que vamos ver versões Slim já em 2023, com a Sony e Microsoft a apostar em consolas mais leves, mais compactas, e menos complexas! Mas versões Pro? Não consigo mesmo ver uma altura que faça sentido.
PlayStation 5 Pro: A existir… Quando é que chega?
Portanto, apesar do facto de a nova geração de consolas já andar por cá há mais de 2 anos, visto que o lançamento original aconteceu em 2020, a verdade é que ainda é um tanto ou pouco complicado encontrar uma PlayStation 5 nas prateleiras.
Felizmente para a Sony, a PlayStation 5 está a ser um sucesso comercial de tal modo, que apesar da recuperação dos níveis de produção, as unidades enviadas para o mercado estão quase sempre vendidas, isto antes sequer de serem postas nas prateleiras.
O que levanta uma questão… Qual é a necessidade que a Sony tem de lançar uma PS5 Pro, se não tem mãos a medir para meter consolas PS5 nas casas dos consumidores?
O tempo está a passar, e nesta altura do campeonato, seria de esperar uma PS5 Pro no final de 2023, ou algures durante o ano de 2024. Mas, lá está, a PlayStation 5 oferece um pacote extremamente aliciante, que na verdade, ainda não foi bem explorado pelos estúdios. Aliás, a consola até traz suporte a VR, que apenas vai ser explorado a partir do próximo mês, com a chegada do PSVR2.
Assim, se os estúdios ainda não aproveitaram as potencialidades da PS5, e os consumidores não a conseguem comprar… Não existem grandes justificações para a Sony apostar numa nova consola, mais poderosa, mas eventualmente mais cara!
Sim, a parte do mais cara é muito importante, porque os custos de produção aumentaram de forma muito considerável durante a pandemia. Custos que, apesar da aparente queda na procura por tecnologia, não baixaram. Aliás, a PS5 até aumentou de preço, durante o verão, devido a esta mesma situação.
A Sony vai lançar uma PS5 Pro, mais complexa, e mais cara de produzir? Para depois não a conseguir produzir em massa, ou lançar a consola a mais de 800€? Não faz sentido!
As versões Pro servem como um ‘refresh mid cicle’, mas neste momento, não existe necessidade de refrescar grande coisa. Aliás, lançar este tipo de hardware até pode não vir a fazer sentido para esta, ou para as próximas gerações. Veja-se o caso da Switch, que já tem quase 6 anos de mercado, mas continua a vender que nem pãezinhos quentes.
Por isso, não ficaria nada espantado, se os planos fossem cancelados.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Quer uma PS5 Pro no mercado? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!