PlayStation 5 Pro: O que precisa para ser um sucesso

Parece impossível, mas a PlayStation 5 já está no mercado há quase 3 anos, e por isso, na cabeça da Sony, já existe espaço para lançar versões menos complexas e mais baratas de produzir, como deverá ser a PS5 Slim de 2023, e claro, uma versão mais poderosa, mais capaz, e mais cara, como deverá ser a PS5 Pro de 2024.

Porém, a situação nesta geração não é de todo similar à geração da PlayStation 4.

A PlayStation 5 demorou a ficar amplamente disponível, e talvez mais importante que isso, é uma consola cara, na realidade demasiado cara para muitos dos jogadores interessados. Por isso, ver uma PS5 Pro, ainda mais cara, é inegavelmente um comprimido difícil de engolir.

A PS5 Pro, a existir, tem de ser realmente superior em vários campos. Mas quais?

PlayStation 5 Pro: O que precisa para ser um sucesso

dualsense, PS5

Portanto, nesta altura do campeonato, ainda não fazemos ideia dos planos da Sony para a sua nova consola Pro. Porém, sendo utilizadores assíduos da plataforma, sabemos que áreas precisam de melhorias.

1. Performance tem de melhorar, muito!

A PS5 deveria ser uma consola capaz de oferecer jogabilidade 4K a 120Hz, sem grandes dificuldades. Mas, não é isso que acontece na grande maioria dos jogos.

Apesar de poderosa, ainda é necessário fazer escolhas em vários jogos, como é o exemplo de Spider-Man ou Ratchet and Clank. É impossível ter a melhor qualidade gráfica, ao mesmo tempo que temos a fluidez que a nova geração significa.

Em suma, a PS5 Pro tem de ser capaz de oferecer 4K@120Hz, sem compromissos.

2. A PlayStation 5 Pro tem de ter um design menos artístico, e tem de ser mais compacta

PS5

A PS5 é uma consola bonita, porém, é também uma consola estranha, que não consegue ficar bem em qualquer sala, escritório ou quarto. A PS5 Pro tem de ser uma consola menos estranha, mas ao mesmo tempo, capaz de meter os jogadores em sentido. Um pouco ao estilo da antiga PS4 Pro, que melhorou bastante o design face à versão original da consola.

3. Muito e bom armazenamento!

Sim, a PS5 permite a instalação de um SSD PCIe 4.0 NVMe M.2.

Mas, quando uma consola custa 400~500€, eu não tenho de ser obrigado a comprar imediatamente mais capacidade de armazenamento, para conseguir “arrumar” todos os meus jogos. (A PS5 Base apenas dispõe de 667GB livres).

A PS5 Pro tem de trazer muito e bom armazenamento logo como base.

4. Preço certo!

Espetáculo, diria o nosso Fernando Mendes, para brincar com a situação. Mas, na realidade, o estado atual do mercado já não justifica os preços atuais da PS5.

As versões atuais, ou a próxima versão PS5 Slim, tem de ser significativamente mais barata, de forma a abrir espaço para esta tão desejada PS5 Pro. A consola não pode custar mais de 500€.

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também